Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 03out

    COLUNA ESPLANADA

     

    “Subida” de Haddad: Datafolha concentrou em PE, reduto do PT, duas pesquisas nacionais

     

    Em se tratando de pesquisas nacionais de intenção de votos, o que se espera é a distribuição equânime de pesquisadores por cidades de todos os Estados – no caso em voga, em média 12 cidades por unidade da federação diante dos 349 municípios listados pelo Datafolha na pesquisa nº  BR-08687/2018 .

    Mas os institutos não seguem essa lógica por questões de custos e dinâmica de apuração, em razão do imediatismo da análise dos dados.

     Porém é curioso ver o fetiche do Datafolha por Pernambuco, reduto tradicionalmente do PT e de Lula da Silva há anos.

    Na rodada dos dias 26 a 28 de setembro (e divulgado na sexta passada), o instituto novamente fez uma boa concentração no Estado nordestino.

    Nessa nacional, Haddad surgiu com 22%, ante 16% da pesquisa anterior – que também teve parte da concentração no Estado reduto lulista.

    Na lista de municípios pesquisados na sondagem divulgada na sexta (28), Pernambuco aparece com terceiro maior número de cidades pesquisadas no País: foram 56 (ou 30.4% dos municípios do Estado), e proporcionalmente em 2º lugar na lista como Estado com mais cidades visitadas.

    Outros três Estados surgem no topo, mas com justificativa –  São os 3 maiores colégios eleitorais do País.

    Foram 66 cidades pesquisadas em Minas Gerais – 7.73% do total de cidades do Estado -, 64 em São Paulo (9.92% dos municípios), e Rio de Janeiro teve entrevistas em 35 cidades (38% dos municípios).

    A sondagem diversificou as entrevistas por outros Estados de todo o Brasil, em menor número de cidades.

    A curiosidade é que Pernambuco aparece no top 5 da lista de municípios visitados pelo instituto mesmo sendo Recife – para citar apenas capitais – apenas o 9º maior colégio eleitoral do Brasil, atrás de cidades como Brasília, Salvador, BH, Manaus , entre outras.

    Segundo apuramos com o Datafolha, o instituto usou Pernambuco como uma das principais bases das entrevistas nas últimas duas pesquisas nacionais divulgadas diante da demanda de sondagens encomendadas para o Governo do Estado, uma praxe.

    Ou seja, por otimização de custos.

    A Pesquisa foi registrada no TSE sob o nº BR-08687/2018, no último dia 22, realizada entre 26 e 28 – e divulgada na própria sexta (28 de setembro). Foram ouvidas 9.072 pessoas em 349 cidades, segundo registro da pesquisa no TSE.

    Reduto petista

    Terra natal de Lula, Pernambuco sempre deu excelentes resultados para o PT desde a eleição do petista para o Planalto em 2002 – quando ele obteve 46.43% dos votos válidos, contra 28.45% de José Serra (PSDB).

    Em 2006, na sua reeleição, Lula chegou a 70.93% dos válidos no Estado, contra 22.85% de Geraldo Alckmin (PSDB).

    Na eleição de Dilma Rousseff em 2010, ela alcançou 76.65% e José Serra chegou a 24.35%.

    Em 2014, em sua reeleição, Dilma obteve 70.25% dos válidos, contra Aécio Neves (PSDB).

    (todos os índices são dos votos válidos no 2º turno)

    Sondagem anterior

    Na sondagem nacional anterior a essa, a Coluna constatou o mesmo curioso cenário: 89 das cidades são do Nordeste, sendo 50 só em Pernambuco.

    Ou seja, 15.47% das cidades na lista nacional são de PE, onde foram feitas pesquisas em 146 bairros.

    Pernambuco tem disparado o maior número de cidades pesquisadas nessa sondagem do dia 20/9, com 8.601 eleitores em 323 cidades (Reg TSE 6919/2018), na qual Haddad (PT) pulou para 2° lugar com 16%.

    Ainda nessa pesquisa, do Nordeste a maioria das cidades são de Pernambuco, Bahia, Ceará, Piauí e Paraíba, – redutos de Lula.

    Na pesquisa nacional, 27.55% das cidades visitadas estão no Nordeste, em redutos dominados pelo PT.

    O Datafolha não entrega lista das cidades quando divulga a pesquisa; segue uma norma do TSE que permite a entrega até sete dias após divulgada.



    Publicado por jagostinho @ 18:38



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.