COM INFORMAÇÕES DE PARANÁ PORTAL

Indeferido com recurso – Candidato julgado não regular por não atender as condições necessárias para o deferimento do registro, que interpôs recurso contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior. Fonte: TSE
O candidato do PSL ao governo do Paraná, Ogier Buchi, teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral. Por unanimidade os juízes do TRE acataram a impugnação imposta pela executiva nacional do partido, que contestou o registro individual do candidato.
Lançado candidato de última hora na convenção estadual do PSL, realizada em 4 de agosto, Ogier foi surpreendido pelo partido, que não registrou sua candidatura dentro do prazo legal, 15 de agosto, por orientação da executiva nacional da legenda, liderada pelo candidato a presidente da República Jair Bolsonaro.
Ogier, no entanto, fez o registro individual da candidatura, com base na jurisprudência da Justiça Eleitoral Tal registro foi impugnado pelo próprio partido e argumentação acatada pelo TRE, que entendeu que o partido tem autonomia sobre as candidaturas e coligações.
Como cabe recurso da decisão, Ogier, num primeiro momento, segue apto a manter sua campanha até decisão final do Tribunal Superior Eleitoral. No entanto, recentes decisões da Justiça Eleitoral têm impedido candidatos sem registro de fazerem campanha, como aconteceu com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Procurado, o candidato informou que está reunido com seus advogados para preparar o recurso “Estou impetrando hoje. Não desisto”, afirmou.
A candidatura de Ogier surgiu de uma manobra de Ricardo Barros (PP), principal articulador da campanha de sua esposa, a governadora Cida Borghetti (PP). A ideia, após a desistência de Osmar Dias (PDT), foi criar várias pequenas candidaturas para ajudar a levar a disputa para o segundo turno.
No dia 15 de agosto, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) declarou apoio explícito à candidatura de Ratinho Jr. (PSD) ao governo do Paraná. Gravou um áudio que foi encaminhado por WhatsApp para seus seguidores.
Ouça a declaração de Bolsonaro: