Claro que a verdadeira pesquisa é a das urnas. Mas, as urnas só serão abertas em 07 de outubro. Até lá sobram-nos as ilações, constatações, discussões, ponderações e outros tais, baseados nas pesquisas eleitorais.
E a de ontem do Ibope foi uma cisterna de água gelada na cuca dos que haviam dito, por exemplo, que Ratinho Junior, na pesquisa anterior, havia chegado ao seu teto(33%).
Já está com 42 % e do jeito que as coisas caminham deve acabar com o assunto de eleições para governador no dia 07 de Outubro.
Afinal, quem tem o apoio de 212 dos 399 prefeitos do Paraná e muita gente boa de votos ainda associando-se à campanha, dá a impressão que seu porcentual de votos irá subir mais nas próximas e decisivas semanas.
Bem, e o que aconteceu com a governadora Cida que não subiu, pelo contrário, desceu de uma pesquisa para outra?
A meu ver duas coisas foram determinantes para esta decepção que estão sendo os números dela.
Primeiro, a caneta esvaziou-se. Segundo, seu marketing político é fraquíssimo. Os tempos em que os marqueteiros com seus devaneios coloridos, cheios de borboletas e flores não tinham contestação em suas magias, já passou.
No cenário atual, as redes sociais se contrapõem aos truques dos cenários belíssimos e expõem as verdades de uma vida real e duríssima na qual o eleitor, aí sim, se reconhece.
O extenso tempo da coligação de Cida torna ainda mais dramática a situação. É tempo demais para consistência de menos.
O conto de fadas é algo muito ultrapassado. Paisagens lindas, frases bem articuladas na voz de locutores altissonantes não ganha eleição.
Já se foi este tempo e os gurus da Cida estão perdendo de lavada para a internet, onde, inclusive, Ratinho Junior e sua equipe transita com desenvoltura e eficiência.
Falar de João Arruda, o terceiro colocado é apenas confirmar que Roberto Requião tem luz própria e só a ele direcionada.
Campeão de votos, mas com zero em transferência.
Com isso, o Paraná vai perder um eficiente deputado federal.
Os demais cumprem suas missões de expor suas ideias e legitimar o processo democrático.
Resumo da ópera (não conto de fadas!):
Ratinho Junior, se conseguir evitar os tapinhas nas costas e os sôfregos abraços dos que mais comemoram e menos trabalham, fará com que seu bólido, desviando das pedras escorregadias e das areias movediças, chegue ao seu destino e data final em 07 de Outubro.
Aguardemos.
- Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
- Quem foi ouvido: 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
- Quando a pesquisa foi feita: 1 a 4 de setembro
- Registro no TRE: PR-04985/2018
- Registro no TSE: BR-01988/2018
- O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
- 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado