Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 05set

    Claro que a verdadeira pesquisa é a das urnas. Mas, as urnas só serão abertas em 07 de outubro. Até lá sobram-nos as ilações, constatações, discussões, ponderações e outros tais, baseados nas pesquisas eleitorais.

    E a de ontem do Ibope foi uma cisterna de água gelada na cuca dos que haviam dito, por exemplo, que Ratinho Junior, na pesquisa anterior, havia chegado ao seu teto(33%).

    Já está com 42 % e do jeito que as coisas caminham deve acabar com o assunto de eleições para governador no dia 07 de Outubro.

    Afinal, quem tem o apoio de 212 dos 399 prefeitos do Paraná e muita gente boa de votos ainda associando-se à campanha, dá a impressão que seu porcentual de votos irá subir mais nas próximas e decisivas semanas.

    Bem, e o que aconteceu com a governadora Cida que não subiu, pelo contrário, desceu de uma pesquisa para outra? 

    A meu ver duas coisas foram determinantes para esta decepção que estão sendo os números dela.

    Primeiro, a caneta esvaziou-se. Segundo, seu marketing político é fraquíssimo. Os tempos em que os marqueteiros com seus devaneios coloridos, cheios de borboletas e flores não tinham contestação em suas magias, já passou.

    No cenário atual, as redes sociais se contrapõem aos truques dos cenários belíssimos e expõem as verdades de uma vida real e duríssima na qual o eleitor, aí sim, se reconhece.

    O extenso tempo da coligação de Cida torna ainda mais dramática a situação. É tempo demais para consistência de menos.

    O conto de fadas é algo muito ultrapassado. Paisagens lindas, frases bem articuladas na voz de locutores altissonantes não ganha eleição.

    Já se foi este tempo e os gurus da Cida estão perdendo de lavada para a internet, onde, inclusive, Ratinho Junior e sua equipe transita com desenvoltura e eficiência.

    Falar de João Arruda, o terceiro colocado é apenas confirmar que Roberto Requião tem luz própria e só a ele direcionada.

    Campeão de votos, mas com zero em transferência.

    Com isso, o Paraná vai perder um eficiente deputado federal.

    Os demais cumprem suas missões de expor suas ideias e legitimar o processo democrático.

    Resumo da ópera (não conto de fadas!):

    Ratinho Junior, se conseguir evitar os tapinhas nas costas e os sôfregos abraços dos que mais comemoram e menos trabalham, fará com que seu bólido, desviando das pedras escorregadias e das areias movediças, chegue ao seu destino e data final em 07 de Outubro.

    Aguardemos.

     


    • Margem de erro: 3 pontos percentuais para mais ou para menos
    • Quem foi ouvido: 1.204 eleitores de todas as regiões do estado, com 16 anos ou mais
    • Quando a pesquisa foi feita: 1 a 4 de setembro
    • Registro no TRE: PR-04985/2018
    • Registro no TSE: BR-01988/2018
    • O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro
    • 0% significa que o candidato não atingiu 1%. Traço significa que o candidato não foi citado por nenhum entrevistado


    Publicado por jagostinho @ 09:21



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.