Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 05jun

    VEJA/BLOG ME ENGANA QUE EU GOSTO

     

    Juiz Sergio Moro não descobriu ‘doença grave’ nem está ‘muito ruim’

    Notícia falsa publicada por blog foi desmentida pela assessoria do juiz federal. Texto mentiroso reproduz trechos de reportagem sobre o ex-presidente Lula

    Fake news informa que o juiz federal Sérgio Moro descobriu uma doença gravePassada a enxurrada de notícias falsas a respeito da greve de caminhoneiros e de seus desdobramentos, os criadores de boatos da internet voltam a fantasiar sobre seus assuntos prediletos. O juiz federal Sergio Moro, por exemplo.

    Um blog notoriamente mentiroso, o Saúde, Vida e Família, publicou a seguinte manchete nesta segunda-feira, 4: “Sérgio Moro descobre doença grave e triste noticia [sic.] abala o Brasil!”.

    A “reportagem” afirma que o juiz “está muito ruim” e foi atendido por um médico, que teria chegado a solicitar um desfibrilador, aparelho utilizado em pacientes com parada cardíaca, por exemplo. Leia abaixo a cascata:

    Sérgio Moro está muito ruim. Foi atendido pelo médico Gustavo Johnen por volta das 7:00 horas. “Tragam um desfibrilador. Ele está muito ruim, e com problema no coração e a pressão está alta”, disse o médico. Parlamentares próximos negam mau estado de saúde, apesar de desfibrilador ter sido fotografado por jornalistas no local.

    Segundo o portal de notícias da UOL, pessoas no local atribuem a emoção à indecisão do que vai ser feito, já que o Moro quer esperar os últimos minutos. Sem dormir por horas, o médico está junto com Sérgio Moro na sala que conta apenas com duas garrafas térmicas com café. Medico [sic.] afirma que moro [sic.] vai ter que passar por tratamento mais rápido [sic.] possível [sic.], “tudo que afeta coração tem que ser tratado com muito [sic.] atenção”.

    Amigos de Sérgio Moro estão do lado dele torcendo para que o Juiz fique melhor e não seja nada grave!

    O juiz Sergio Moro deve se mudar para os Estados Unidos, após encerrar sua participação na Lava Jato, segundo nota publicada hoje. Lá ele vai ter melhor atendimento e mais apoio de sua família que vai estar junto com ele [sic.] Sérgio Moro mudou nosso Brasil, colocando o maior bandido na cadeia LULA.

    Compartilhe! Vamos mostrar para Moro que estamos junto com ele até nas horas ruins! #SERGIOMORO

    Sergio Moro não descobriu que sofre de uma doença grave. Por meio de nota, a assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná esclarece que “suposta notícia acerca de problemas de saúde do juiz federal Sergio Moro e divulgada na internet não é verdadeira”.

    O texto reproduzido na notícia falsa é uma “adaptação” de uma reportagem publicada pelo portal Universa, do UOL, que narra detalhes das horas que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou dentro da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), antes de se entregar à Polícia Federal para ser preso, em abril.

    É daí que os loroteiros tiraram o nome do médico Gustavo Johnen. Segundo a reportagem do Universa, publicada em 6 de abril, um dia antes da prisão do petista, Johnen foi chamado à sede do sindicato e levou um desfibrilador para a sala onde Lula estava.

    “Ele está muito emocionado, é diabético e a pressão está alta”, explicou o médico, que teve a declaração “ajustada” à fictícia doença atribuída a Sergio Moro.

    A citação aos “parlamentares próximos”, que faz muito mais sentido em se tratando de um político como Lula — e não de um juiz, como Moro —, também foi retirada da reportagem, assim como as “duas garrafas térmicas com café”, que compunham o cenário da sala onde o petista esteve no sindicato.

    Como de praxe, o Me Engana que Eu Posto alerta para os erros de grafia e gramática no texto, incomuns em reportagens confiáveis, e para o fato de que uma notícia de grande repercussão como esta, caso verdadeira, seria amplamente registrada pela imprensa profissional.

    Bastaria uma busca na internet para encontrar conteúdo fidedigno sobre o assunto.

    Quanto à “doença grave” de Sergio Moro, no entanto, tudo o que se encontra é a lorota publicada pelo blog.



    Publicado por jagostinho @ 14:57



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.