Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 07jan

    PARANÁ PORTAL

     

     

    Fruet nomeia secretário militar para Guarda Municipal e desagrada sindicato

     

     

    A Prefeitura de Curitiba anunciou na tarde desta quarta-feira (6) que o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) em Segurança Pública do Município, Renê Roberto Witek, assume o cargo de secretário municipal de Defesa Social. 

    Bombeiro de carreira e idealizador do sistema municipal de defesa civil de Curitiba, Renê Witek tem a missão de intensificar os trabalhos de integração e o fortalecimento de programas municipais para aumento da segurança nos espaços públicos da capital.

    A indicação de um secretário para a pasta, até então sem liderança executiva, desagradou o sindicato dos guardas municipais. A nomeação de um civil era uma das reivindicações de protestos da categoria no ano passado.

    O presidente do Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba (Sigmuc), Luiz Vecchi, afirma que a indicação não era o que ele esperava.

    Em 2010, Witek era superintendente da secretaria e teve que sair por pressão da categoria. Uma das solicitações de uma greve de dez dias era justamente a saída daquela cúpula de militares.

    “A categoria não queria um coronel assumindo a pasta. Os guardas deixaram bem claro que não aceitariam um coronel. Não queríamos um militar, queríamos um civil. Policial, mas o ideal seria um guarda municipal de carreira. Quem entende de Guarda são os guardas, faz 27 anos que estamos agindo”, pondera o presidente do sindicato.

    O diretor da corporação e superintendente interino da Defesa Social, inspetor Vanderson Cubas, por outro lado, acredita que a nomeação atende a um pedido da categoria. 

    “A nomeação do secretário atende a um pedido da Corporação e é fruto da reestruturação da Defesa Social do Município, que tem passado por mudanças na coordenação de setores, chefias regionais e gerências operacionais”, informou.

     “A Guarda Municipal recebe com bons olhos a indicação do secretário e acredita que ela abra portas dentro da estrutura do Município e na comunidade para as ações conjuntas”, acrescentou.

    Renê Witek disse em nota da prefeitura que sua missão é fortalecer a integração, o diálogo e as políticas públicas da gestão.

    Trajetória

    O curitibano Renê Roberto Witek tem 60 anos e é oficial da reserva do Corpo de Bombeiros do Paraná, com formação acadêmica em Administração de Empresas e Direito.

    Também possui especialização em Finanças Públicas, Gestão e Orçamento.

    Foi chefe do Estado Maior, comandante e subcomandante do Corpo de Bombeiros da PM-PR até 2001, além de chefe do Departamento de Bombeiros da Academia Militar do Guatupê até 2005.

    Durante sua vida profissional, atuou ainda como instrutor em várias disciplinas junto à Guarda Municipal.

    Foi superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social da Prefeitura de Curitiba (em 2005) e secretário-executivo da Compdec, quando coordenou a equipe que reestruturou esse órgão para o formato e funcionamento de hoje.

    Também atuou como chefe da Controladoria de Inspeção e Auditagem do Detran-PR, entre 2011 e 2012, e desde 2013 exerce a assessoria do prefeito Gustavo Fruet na coordenação do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública (GGI) do Município.

    Participou da Comissão Executiva da Copa do Mundo da FIFA 2014 da cidade-sede de Curitiba entre 2013 e 2014.



    Publicado por jagostinho @ 12:43



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.