Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 09dez

    TRIBUNA –

     

    Santa Cândida

     

    Agora vai?

     

    Dá pra acreditar?

     

    Obra em terminal já dura 42 longos meses !!!!

     

     

    Foto: Marcelo Andrade

     

    A data do fim das obras já virou piada nos corredores (naqueles em que os passageiros podem circular) do Terminal do Santa Cândida: “fica pronto para a Copa, sim. Para a Copa de 2018”.

    Isso porque quem passa pelo local já se habituou a ouvir várias datas que não se cumpriram para o fim da reforma que entrou no pacote de melhorias na cidade para a Copa do Mundo de 2014.

    As obras, que iriam durar, no máximo, 18 meses, se arrastam por 42. A promessa da prefeitura é que até o final de dezembro, tudo seja finalmente entregue.

    Apesar do bom humor, quem usa diariamente o terminal reclama.

    “Não tem espaço nos corredores para esperar o ônibus. Fica pior quando chove, porque esse telhado não protege nada e nem tem como abrir o guarda-chuva”, reclama a atendente Sibelly Almeida, 31 anos.

    Duas das pistas e dois corredores ainda estão fechados para o público, os túneis estão interditados, obras na pista são feitas por poucos funcionários da empreiteira, que contam estarem recebendo salários em atraso.

    “Desde que as obras começaram [em maio de 2012], não tem nenhum telefone público aqui, as lojas foram tiradas, um desconforto total”, protesta o vigilante Cássio Lourenço, 26.

    A prefeitura afirma que as reformas estão com 83% do cronograma fixo executado e que os recorrentes atrasos foram causadas por atrasos de pagamentos, que vinham desde a gestão anterior, por causa de alterações no projeto, orçado em R$ 12 milhões e o descumprimento de prazos da empreiteira contratada, a Empo.

    Por este motivo, a empresa já foi multada seis vezes pela prefeitura, informa a Secretaria de Obras.

    Quando finalizado, o terminal terá a área ampliada de 8,6 mil para 12,6 mil metros quadrados e ganhará nova área comercial, com espaço para carga e descarga de mercadorias para os lojistas (que serão escolhidos por licitação e instalados no subsolo), nova iluminação, paisagismo e acessibilidade.

    Sucessão de atrasos

     

    Sibelly reclama do desconforto, principalmente em dias de chuva. Foto: Marcelo Andrade.

    Sibelly reclama do desconforto, principalmente em dias de chuva. Foto: Marcelo Andrade.

     

    A reforma no Terminal do Santa Cândida entrou no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Copa para Curitiba e a reforma foi financiada pela Caixa Econômica Federal.

    Mas, desde o princípio, sofreu com atrasos no cronograma: o primeiro prazo previsto para o início das obras era em outubro de 2010, que foi sendo reprogramado até se efetivar com festa em 4 de maio de 2012.

    Daí em diante, várias datas de entrega da obra foram cogitadas, desde o “impraticável” outubro de 2012, até que se assumiu que não seria prioridade para o Mundial.

    Desde então, várias postergações foram feitas. Só este ano, a obra já foi prometida para março, julho e, agora, para dezembro.



    Publicado por jagostinho @ 13:33



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.