Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 29ago

    PARANÁ PORTAL

     

    Vídeo com história de fumante curitibano choca ao mostrar quando o cigarro não mata

     

    Um vídeo divulgado pela Secretaria de Saúde do Paraná alerta de forma inusitada para os danos causados pelo cigarro.

    O Dia Nacional do Combate ao Fumo (29 de Agosto) data escolhida para lançar uma ação de combate ao tabagismo que aborda o tema de maneira sensível.

    O filme conta a história verídica do curitibano João Cândido. Pai de três filhas, avô de um neto, marido com sólido casamento e professor universitário bem sucedido, o personagem revela como é sua vida hoje por causa do cigarro. 

    Tudo porque um câncer na laringe, descoberto 14 anos após ter largado o vício, mudou completamente a sua história. A doença levou embora as suas cordas vocais e, junto, a sua voz.

    Para se comunicar, João precisa utilizar um aparelho batizado de “laringe eletrônica”, que confere à sua fala um tom robótico.

    Após conhecer a parte feliz da história de João Cândido, quem assiste ao filme é transportado para uma banca de jornal de Curitiba, onde João assume o papel de vendedor.

    Lá, câmeras escondidas captaram a reação de espanto dos clientes ao serem abordados por João, que aproveita o ato da compra do cigarro para contar a outra parte de sua história pessoal, aquela que ele não quer que se repita com ninguém.

    O filme conta com os depoimentos dos clientes, logo na saída da banca. Emocionados, eles confessam como o drama vivido pelo professor os fez refletirem sobre as consequências que o vício pode causar.

    Ponto para João, o “homem sem voz” que atualmente ministra aulas, participa de palestras e atua como porta-voz do combate ao fumo.

    O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo.

    Infarto, trombose, leucemia, aneurisma, úlcera e câncer decorrentes deste vício matam cerca de 5 milhões de fumantes todos os anos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

    A criação do filme é da agência OpusMúltipla e a produção é assinada pela The Youth.

    Publicado por jagostinho @ 09:12



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.