Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 10mar

    GAZETA DO POVO – CHICO MARÉS

    Desaprovação de Fruet sobe 15 pontos e atinge 65%

    Apenas 6% dos entrevistados pelo Paraná Pesquisas acham que a gestão do prefeito está melhor do que o esperado

    Fruet12Daniel Castellano

    A tendência de queda na popularidade de Fruet vem desde 2013 –  Daniel Castellano/Gazeta do Povo

    A desaprovação do eleitor curitibano em relação à classe política do país não poupou o prefeito Gustavo Fruet (PDT).

    Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas encomendado pela Gazeta do Povo, entre dezembro de 2014 e março deste ano, a desaprovação a Fruet subiu 15 pontos porcentuais: de 50% para 65%.

    Além disso, apenas 6% acham que sua gestão está sendo melhor do que o esperado no momento da eleição – enquanto 58% estão decepcionados com a prefeitura.

    A tendência de queda na popularidade de Fruet vem desde 2013. Em abril daquele ano, o prefeito era aprovado por 65% dos curitibanos.

    A partir dos protestos de junho de 2013, a avaliação foi caindo progressivamente, e, em dezembro do ano passado, ficou pela primeira vez abaixo dos 50%. Três meses depois, apenas 30% dos eleitores dizem aprovar a gestão.

    A queda na avaliação de Fruet segue a má avaliação de outros governantes.

    Na semana passada, a Gazeta publicou reportagem sobre a avaliação de Beto Richa (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) pelos paranaenses – o governador é desaprovado por 76% do eleitorado, e a presidente, por 82%.

    Contexto

    Os meses de janeiro e fevereiro foram de bastante turbulência no plano nacional e federal – o que explica em parte a queda de Dilma e Richa.

    No plano municipal, não foi diferente. Em janeiro, houve greve do transporte coletivo, devido à falta de pagamentos de benefícios a motoristas e cobradores.

    Após longa discussão sobre a responsabilidade pelo sistema integrado entre governo estadual e prefeitura, o município decidiu acabar com a tarifa integrada na região metropolitana.

    Além disso, houve greve de servidores da saúde – a paralisação durou dois dias, e atingiu 72 de 109 Unidades Básicas de Saúde (UBS).

    Assim como os motoristas, os servidores cobravam o pagamento de benefícios – neste caso, horas-extras que não haviam sido pagas em 2014.

    As duas áreas puxam a avaliação de Fruet para baixo. 64% dos entrevistados consideram a gestão do prefeito na área do transporte coletivo ruim ou péssimo – e 61% acham o mesmo da saúde.

    Na educação e na área social, a avaliação da população é um pouco melhor.

    O levantamento sobre a avaliação de Fruet foi realizado em Curitiba entre os dias 3 e 7 de março. Foram entrevistadas 819 pessoas maiores de 16 anos. A margem de erro é de 3,5% e o grau estimado de confiança, de 95%.

    ****

    COMENTÁRIO:-  Confesso que ando meio preguiçoso para escrever textos meus. Deve ser a idade. Mas, referindo-se a esse incompetente prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet que consegue ser o pior de todos os tempos, tenho o dever de opinar. E explico.

    Não votei no Richa e muito menos na Dilma que estão piores que o prefeito. Mas, neste lenga lenga que iludiu Curitiba, não só votei como induzi muitas centenas de leitores e amigos a votar nesta, hoje, ridícula figura.

    Só para lembrar aos desavisados, em 1982, portanto há quase 23 anos atrás, como candidato a vereador de Curitiba, fiz quase 3.500 votos. Transportando para o universo eleitoral atual, hoje, com certeza, seriam mais de 35 mil votos.

    Portanto, bem ao contrário de áulicos e maledicentes que o cercam e que não somaram nada na sua campanha, tinha e lhe consegui muitos votos. Os outros, pelo contrário, tiraram-lhe votos.

    A minha decepção começou já na primeira semana de sua administração, na montagem de sua equipe, da qual deixei bem claro, desde antes de ele assumir, que não me interessava participar. 

    A casa caiu. A máscara do bom moço, zeloso, combativo, atuante e inovador foi esgarçada. Será que sobra mais algo para ser esgarçado?

    Não construiu uma escola, uma creche, e nada que possa representar sua marca.

    A não ser um mirabolante projeto de Centro Administrativo, próximo à Rodoferroviária, desnecessário e com comentários nebulosos e alguns relatos estranhos que tenho em meu poder.

    Acreditem, favelas estão surgindo em Curitiba. Encontram-se moradores de rua dormindo em plena tarde, debaixo de bancos na Rua das Flores, um dos símbolos de nossa cidade.

    A FAS que nada FAZ só tem “happy hour”, no finalzinho da tarde, no gabinete da primeira-dama(ainda é?), com amigas do tempo da PUC. Ou não, Márcia? Tenho fotos.

    Sujeira por toda parte, ruas esburacadas e calçadas abandonadas. Terminais, em dias de chuva, com goteiras e alagamentos.

    O de Santa Cândida por exemplo, não acaba nunca. E olha que era para Copa que já faz quase um ano que terminou no Brasil.

    As regiões da periferia, um caos geral. Sem iluminação, sem pontes para pedestres, sem acostamentos. Abandono total. Um descaso, um acinte e um deboche com pessoas que votaram nele. Vergonha !!!

    Falar o que do metrô? Uma falácia e a maior mentira dos últimos 20 anos em Curitiba.

    Seja humilde e convide para um cafezinho o ex-prefeito Jaime Lerner e tome um banho de sabedoria e use a favor de nossa querida Curitiba.

    Tira o bum bum da poltrona felpuda de seu gabinete e você, seu motorista e um segurança façam incertas, de manhã, tarde, noite e madrugada em todos os serviços públicos municipais e verá que o que os seus cortesãos lhe transmitem é diferente do que vive o curitibano.

    Seja diferente. A sua mesmice é irritante e desoladora. 

    Se não tem recursos,(sim porque agora não pode jogar nas costas do Ducci as falidas finanças do município) então marque sua presença no dia a dia, junto ao povo, fazendo com que o mínino que ainda capenga e anda aos tropeções, seja melhor executado.

    Até por que, nobre incompetente Fruet, com dinheiro, qualquer um faz. 

    Por último, se nada disso lhe interessa, sai de fininho que você não está agradando.

    E olha, que como sempre, aliás nunca em minha vida, fui entrevistado numa pesquisa política.

    Daí os números seriam piores.

    Mas, a voz do povo é a voz de Deus.

    PS:- Os seus salários e os da família estão em dia?

    Qualquer coisa avise, pois somos nós que pagamos !

    Publicado por jagostinho @ 11:37



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.