Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 09set

    * ELIANE CANTANHÊDE

     “Não queremos mais o tipo de governabilidade que temos, amorfa e mesquinha. Não queremos tampouco o governo autoritário. Queremos, sim, uma nova forma de fazer política. (…) Queremos um governo de pessoas sensatas, eleitas por votantes sensatos.”

    Começa assim o esboço de um manifesto que passa de mão em mão entre ex-ministros de Lula, inclusive ex-petistas. Termina assim: “Com Marina Silva, por um país melhor!”

    Um detalhe que não é detalhe: quem tenta botar de pé o manifesto pró-Marina são colegas de ministério tanto dela (então ministra de Meio Ambiente) quanto de sua principal adversária, Dilma Rousseff (ex-Minas e Energia e ex-Casa Civil).

    Outro detalhe, que talvez também não seja tão detalhe, é que essa onda surge exatamente quando Dilma cria uma situação surreal no seu governo e no próprio país. Ela demitiu Guido Mantega pela imprensa, faltando quatro meses para terminar o governo. Um morto-vivo.

    Ok, a demissão foi para um segundo mandato, mas só com muita boa vontade ou sendo muito alienado (a) alguém pode achar que Mantega tem mínimas condições de tocar a economia e de ser levado a sério até o próximo governo. Ele mantém a cadeira, não a autoridade.

    Marina, claro, aproveitou para uma boa sacada irônica. Disse que a demissão pode ter sido tarde demais, quando o eleitor brasileiro já está se encarregando de trocar não apenas o ministro, mas a presidente e o governo todo.

    A sério, sem ironias: Dilma demitir Mantega agora, depois de quatro anos de erros em cima de erros na economia, soa não só eleitoreiro –ou marqueteiro, se preferirem– como hipócrita e injusto.

    Alguém tem dúvida de quem manda na economia? Aliás, de quem manda em tudo no governo? É Dilma, Dilma e Dilma. O que é bom usa-se a favor dela na campanha. O que é ruim usa-se contra o Mantega. Ele é um bode expiatório. Haverá outros? 

     
    eliane cantanhêde* ELIANE CANTANHÊDE, jornalista, é colunista da Folha.  É também comentarista do telejornal ‘GloboNews em Pauta’ .

    Publicado por jagostinho @ 14:45



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.