Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 16ago

    ITAIPU/SALA DE IMPRENSA

    itaipu-leminski-oicuritiba“Pariso / Novayorquizo / Moscoviteio”, escreveu Paulo Leminski em um de seus celebrados poemas.

    Se soubesse do sucesso que está fazendo na Tríplice Fronteira, certamente “Fozdoiguaçuaria”.

    Em apenas um mês, sua obra levou 34.327 pessoas ao Ecomuseu da Itaipu, onde está a exposição Múltiplo Leminski.

    É um recorde absoluto no número de visitas, quase dez vezes superior à visitação do local no mesmo período do ano passado.

    Nos 27 dias entre 12 de julho, dia da inauguração da exposição, e 11 de agosto – a exposição não abre às segundas –, 31.326 turistas e 3.001 moradores dos municípios lindeiros visitaram as obras.

    No ano passado, foram 3.536 visitantes, lindeiros e turistas, no mesmo período.

    O aumento de 970% foi comemorado pela organização da exposição. Segundo Paulino Motter, consultor do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, a meta é chegar a 100 mil visitantes em 100 dias de exposição.

    “Essa é a prova de que cultura e turismo é um casamento que rende muitos frutos”.

    Estes números foram conquistados durante parte do período de férias, considerado de alta temporada pelo Complexo Turístico Itaipu, mas a equipe do Ecomuseu de Itaipu já está se programando para manter a visitação em alta.

    “Estamos fazendo uma ampla divulgação junto às escolas públicas e particulares da região e esperamos que isso atraia muita gente nos próximos meses”, explica Lucilei Rossasi, da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu.

    A agenda de visitas até 18 de agosto está aberta. As escolas interessadas podem fazer o agendamento pelo telefone (45) 3520-5642, com Noeli.

    A Itaipu vai providenciar transporte em ônibus gratuito para as escolas até o Ecomuseu. Para solicitar, o contato é Bárbara, no (45) 3520-5813.

    No momento, os esforços são voltados para alunos das últimas séries do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Técnico.

    “Mas estamos analisando a possibilidade de trabalhar o conteúdo com crianças mais novas e também com alunos que têm aulas à noite, abrindo o Ecomuseu no período noturno especialmente para essas visitas”, explica Lucilei.

    Exposição

    As peças que retratam o legado do escritor estão espalhados por uma área de aproximadamente 300 metros quadrados.

    É um labirinto multifacetado composto por imagens, livros e textos de um intelectual conhecido por transitar por em diversas áreas, incluindo a tradução, a biografia e a poesia.

    Após encerrar a temporada em Foz do Iguaçu, no dia 20 de outubro, a exposição será levada para Goiânia. Em seguida, parte para o Recife.

    Aula-show

    No dia 24 de agosto, quando Leminski completaria 69 anos, o músico e professor José Miguel Wisnik, ao lado dos músicos músicos Sérgio Reze e Swami Jr., fará uma aula-show no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da Itaipu, às 20 horas.

    A entrada é franca, mediante convite.

    Publicado por jagostinho @ 17:44



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.