Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 03ago

    trac@traccomunicacao.com.br

    Fernanda e Enrique Roche idealizadores do projeto.

    Fernanda e Enrique Roche idealizadores do projeto.

    Com projeto inovador no coração do Batel, Criança em Foco amplia suas atividades em novo endereço e oferece berçário com metodologia focada no cuidado amplo para crianças de zero a três anos

    Com 13 anos de existência, sendo 11 em Curitiba, o Criança em Foco é referência nos serviços de desenvolvimento infantil e de prevenção a riscos de saúde mental infantil.

    Mas sempre há possibilidade de ficar ainda melhor. No próximo mês de agosto, em novo endereço, o Criança em Foco vai ampliar suas atividades do Espaço de Desenvolvimento e inaugurar o Espaço de Educação Infantil.

    Dentre as novidades está a inclusão do serviço de berçário para crianças de zero a três anos com a qualidade, metodologia e carinho característicos da empresa.

    A iniciativa da ampliação aconteceu após a compreensão das necessidades das famílias que frequentam o espaço semanalmente.

    Muitos pais não possuem condições de oferecer dedicação exclusiva aos filhos e precisam buscar auxílio nas figuras de cuidadores, avós ou em berçários.

    A partir de agora, estes pais terão a opção de deixar seus filhos com flexibilidade de horários no Espaço de Desenvolvimento e Educação Infantil Criança em Foco, empresa em que já confiam.

    As crianças terão contato gradativo com uma metodologia de cuidado diferenciada – denominada “1,2,3 e Já”-, transparente, inclusiva, que permite o olhar e atenção individualizados a cada criança e sua família e uma abordagem pedagógica voltada para ser um espaço de transição entre a casa e a escola, o que favorece uma unidade de linguagem com a família.

    A proposta pedagógica terá espaço para a formação de valores, a constituição da criança como sujeito, as relações sociais e as questões de formação de apego, vínculo, segurança e afeto.

    Esta metodologia foi desenvolvida pela psicóloga Fernanda Roche, idealizadora do projeto, especialista em Educação Infantil e Mestre em Saúde Mental Infantil pelo Tavistock Centre – University of East London (Reino Unido).

    Roche explica como a metodologia será aplicada no novo espaço.

    “Consideramos a educação para o cuidado de forma mais ampla. Ou seja, incluir o cuidado com a natureza (sustentabilidade), com a saúde (alimentação saudável), com o outro, com os menores e mais velhos (projetos pedagógicos relacionados a irmãos e respeito aos idosos), cuidado com a comunicação e relacionamentos (projetos pedagógicos relacionados a habilidades sociais), cuidado com as coisas (projetos de reciclagem e troca/doação de brinquedos) e finalmente, cuidado com a ética e a transparência (representado pelo livre acesso das famílias a algumas atividades e ao dia-a-dia de nosso berçário). É preciso oferecer aos pais e às suas crianças, desde cedo, o modelo de educação em que acreditamos, com o espaço escolar sendo a extensão das suas casas”, afirmou a psicóloga.

    Na mesma casa, mas em três ambientes projetados cuidadosamente separados de maneira a permitir uma cômoda sinergia, continuarão sendo oferecidas as atividades já existentes do Espaço de Desenvolvimento Infantil, do Espaço de Formação e Treinamento Profissional e do Espaço Clínico.

    Os serviços são os de Estimulação para Bebês, Brincadeiras Cantadas, Playin’ Music (versão das Brincadeiras Cantadas com músicas em inglês), Fazendo Arte, Conhecendo seu Bebê, Conhecendo seu Filho, Massagens com as técnicas Shantala e Toque da Borboleta e o Espaço Lúdico (para crianças a partir de dois anos, com o intuito de transição para a escolarização), além de curso de capacitação para babás e atendimento clínico psicológico.

    A visão do Criança em Foco segue a visão de mundo dos bebês: apego com os pais, curiosidade, busca incessante por crescimento e amadurecimento emocional, transparência, criatividade e persistência para encontrar as melhores soluções para os desafios.

    A missão é acolher, cuidar e educar bebês dentro de uma pedagogia do bom senso, que permita incluir pais, familiares e cuidadores, favorecendo uma unidade de linguagem em torno da criança pequena e assim prepará-la para uma ampliação de mundo segura.

    Os valores são os tradicionais: respeito, amizade, inclusão, ética, trabalho. O amor que perpassa esses valores tem sido a chave da confiança que as famílias depositam no Criança em Foco ao partilhar seu passado, presente e futuro.

    Através desta sustentação teórica e prática, o Criança em Foco garante às famílias que cuidar e educar não é só possível, como necessário.

    CONFIRA OS DIFERENCIAIS DO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CRIANÇA EM FOCO:

    •          Metodologia 1,2,3 e Já: um projeto de educação para o cuidado

    Proporciona o contato gradativo com outras crianças com uma metodologia de cuidado diferenciada, denominada “1,2,3 e Já”.

    Trata-se da oportunidade de fazer as transições das atividades por fases do desenvolvimento, entre figuras de apego confiáveis, seguras e que receberão suporte e formação profissional permanentes.

    •          Projeto pedagógico atrelado às áreas da Teoria do Apego, da Neurociência e da Clínica de Psicanálise com crianças.

    •          Equipe multidisciplinar especializada em cuidados a bebês e crianças pequenas, composta por psicólogos, pedagogos, berçaristas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionista funcional, enfermeiras, educadores musicais e artísticos e cozinheiras.

    •          Suporte aos pais e familiares

    •          Flexibilidade de horários

    •          Grupos reduzidos de bebês e crianças

    •          Atenção individualizada com número de profissionais acima da média do mercado

    •          Foco de atenção exclusivo na fase de maior salto no desenvolvimento infantil

    •          Acesso com familiares às atividades do Espaço de Desenvolvimento

    •          Projeto arquitetônico inovador, visando a segurança e o acolhimento

    •          Estrutura física adequada às fases de desenvolvimento

    •          Área externa diferenciada permitindo contato com a natureza

    •          Transparência e coparticipação dos pais

    •          Nutrição funcional / Orientação a pais e projetos com as crianças

    •          Enfermaria – Atendimento personalizado em caso de primeiros sinais de doenças

    •          Consultoria multidisciplinar em amamentação e desmame

    Sobre o Criança em Foco

    Há 13 anos, o Criança em Foco oferece propostas que têm como finalidade colocar o saudável desenvolvimento da criança no centro da atenção da família e dos profissionais que auxiliam na dinâmica da casa e da escola.

    Busca despertar a capacidade de observação de cada um, fortalecer os vínculos afetivos em torno das crianças em tenra idade e fornecer aos seus cuidadores as informações a respeito dos mecanismos da infância, suas necessidades e urgências, a fim de propiciar um espaço próprio para o desabrochar de potencialidades.

    Visa ainda ampliar a comunicação entre todos os adultos envolvidos na formação e nos cuidados diários,incentivando a unidade de linguagem com a criança.

    Sua idealizadora é a psicóloga Fernanda Roche, especialista em Educação Infantil e Mestre em Saúde Mental Infantil pelo Tavistock Centre – University of East London (Reino Unido).

    Além da base teórica no desenvolvimento das atividades oferecidas, alia a oferta de prática clínica, atendendo a algumas das famílias clientes do atual Espaço de Desenvolvimento Infantil.

    Em 2012, juntou-se à empresa seu marido, Enrique Roche, executivo com larga experiência em empresas nacionais e internacionais.

    Após se desligar do HSBC, onde trabalhou por 10 anos em atividades ligadas a marketing e gestão de negócios, incluindo um período de 3 anos em Londres.

    Em 2013, o Criança em Foco entra em um novo ciclo, agora em novo local e com a inauguração do Espaço de Desenvolvimento e Educação Infantil para agregar a oferta de berçário/pré-escola à faixa de público já atendidos.

    Publicado por jagostinho @ 11:37



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.