Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 24jan

    EFE

    EL PAÍSO jornal espanhol “El País” publicou na madrugada desta quinta-feira (24) uma imagem falsa do presidente venezuelano, Hugo Chávez, durante o tratamento contra o câncer.

    O fato obrigou uma das mais respeitadas publicações do mundo a recolher das bancas a sua versão impressa de hoje, que trazia a suposta foto de Chávez.

    A imagem, de baixa qualidade, mostra um homem com tubos em sua boca. A foto chegou a aparecer com destaque na página principal da versão online do “El País” (foto), na madrugada desta quinta-feira, mas foi retirada do ar cerca de meia-hora depois.

    Inicialmente, o jornal informou que a imagem havia sido registrada “há poucos dias” e que “não pôde verificar de forma independente as circunstâncias em que foi tirada, tampouco o momento preciso e o lugar”.

    Horas depois, o periódico publicou nota, se retratando do erro.

    “O El País retirou de sua página na internet a foto que mostrava um homem entubado em uma cama de hospital e que uma agência de notícias havia fornecido ao jornal, afirmando que se tratava de Hugo Chávez, presidente da Venezuela”, informa o comunicado.

    Ainda de acordo com o “El País”, “ao constatar que a imagem não era de Chávez, o jornal paralisou a distribuição de sua edição impressa e enviou uma nova aos pontos de venda”.

    O jornal esclareceu ainda que “o incidente pode ocasionar que a edição desta quinta-feira não esteja disponível em algumas bancas, tanto na Espanha como fora do país”.

    Veracidade da imagem em xeque

    Minutos após a publicação da imagem pelo UOL, um internauta denunciou que a imagem era falsa. “Este não é Chávez. Procurem no Youtube pelo vídeo ‘Intubacion de Acromegalia AMVAD’ e vocês vão ver o vídeo de onde tiraram esta foto”, afirmou.

    A reportagem do UOL assistiu ao vídeo em questão e constatou semelhanças entre as imagens sem poder, no entanto, atestar a veracidade da foto. O “El País” não cita o vídeo em seu comunicado.

    Tratamento médico

    O presidente de 58 anos está desde de 10 de dezembro do ano passado em Havana (Cuba), onde se submeteu a uma cirurgia – a quarta intervenção cirúrgica nos últimos 18 meses – como parte do tratamento contra o câncer. A doença foi diagnosticada em meados de 2011.

    Chávez não pôde tomar posse para o mandato 2013-2019, no último dia 10, devido a sua situação de saúde.

    O Tribunal Superior de Justiça (TSJ) aprovou, um dia antes da data prevista para a juramentação, que o ato fosse postergado e ainda a continuidade do Executivo liderado pelo vice-presidente, Nicolás Maduro, a quem Chávez delegou algumas funções.



    Publicado por jagostinho @ 08:36



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.