Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 19jan

    [email protected]

    ARRUDA ANAC“A Anac e as companhias aéreas acusaram o golpe”, disse nesta sexta-feira, 18, o deputado federal João Arruda (PMDB-PR) em relação às reportagens veiculadas na imprensa, as quais relatam que o valor médio da passagem aérea no país caiu pela metade nos últimos 10 anos.

    No final do ano passado, o deputado apresentou requerimento na Comissão de Turismo e Desporto (CTD) convocando uma audiência pública para discutir o aumento da passagem aérea após a compra da Webjet pela Gol.

    A aquisição encerrou as promoções na venda dos bilhetes e reduziu a concorrência entre as empresas.

    “A informação sobre o estudo da Anac foi amplamente divulgada pelos grandes veículos de comunicação, o que demonstra que as companhias aéreas acusaram o golpe”, reforçou o deputado.

    “O argumento da Anac é frouxo, tem que baixar mais ainda o preço das passagens”, disparou João Arruda.

    Segundo o deputado, o aumento no valor da passagem aérea tem refletido negativamente nos destinos turísticos do Brasil, “como Foz do Iguaçu”, citou como exemplo.

    Iniciativa – A ideia da audiência pública para discutir o aumento da passagem aérea partiu de autoridades e empresários de Foz do Iguaçu, ligados ao trade turísticos.

    O ex-secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe Gonzalez, promoveu um estudo no Aeroporto Internacional e constatou que a alta no preço foi decisiva para reduzir de 30 para 20 o total de vôos diários que chegam à cidade.

    “Os reflexos desta queda vão afetar diretamente a nossa economia, que é baseada no turismo”, informou Gonzalez, ao deputado João Arruda.

    E completou: “Muitas pessoas deixaram de conhecer ou visitar as Cataratas do Iguaçu e a Itaipu devido aos preços que estão sendo praticados pelas companhias aéreas”.

    Contexto – Reportagem da Agência Brasil, amplamente repercutida em telejornais, tem como base um estudo da Anac sobre o valor da passagem nos voos domésticos nos últimos 10 anos.

    O levantamento confrontou o preço médio da passagem no último trimestre de 2002 (R$ 542,64) com o mesmo período de 2012 (R$ 267,31).

    Segundo a reportagem, a Anac não quis comentar se a recente concentração do mercado das companhias aéreas, com a compra e depois extinção da Webjet pela Gol, em novembro passado, pode reduzir a concorrência entre as empresas e, conseqüentemente, levar ao encarecimento das passagens, prejudicando os consumidores.

    O requerimento de João Arruda será analisado na primeira sessão da CTD, no retorno dos trabalhos legislativos deste ano.



    Publicado por jagostinho @ 16:38



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.