Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 12dez

    ITAIPU/SALA DE IMPRENSA

    A 13ª edição do Prêmio Caio, o mais importante da indústria de eventos e do turismo nacional, entregou na noite de segunda-feira (10), em São Paulo, o título de“Personalidade do Ano” ao jornalista Gilmar Piolla, superintendente de Comunicação Social da Itaipu e presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu).


    Foto: Jader Rocha.

    Na mesma solenidade, Foz do Iguaçu foi reconhecida como a melhor da categoria Destino de médio porte da Região Sul, batendo fortes concorrentes como Gramado (RS) e Joinville (SC), enquanto o Rafain Palace & Convention Center recebeu o Jacaré de Ouro na categoria Centro de Convenções de grande porte da Região Sul e o Jacaré de Prata na categoria Evento Social, pelo Réveillon de 2011.

    Gilmar Piolla

    A premiação de Gilmar Piolla, uma das 21 personalidades do turismo brasileiro a conquistar o título de Personalidade do Ano, passou por duas fases: a primeira foi uma“eleição técnica”, em que 200 jurados indicaram até três nomes em cada segmento; a segunda, uma “eleição política” feira pelo Conselho Diretor do Prêmio Caio.

    O conselho escolheu três das personalidades indicadas para cada um dos setesegmentos: Centro de Convenções, Cliente, Eventos, Hotelaria, Institucional, Marketing de Destino e Serviços para Eventos. Piolla venceu na categoria Cliente.

    Reconhecimento

    O idealizador da premiação, Sergio Junqueira Arantes, afirma que o título de Personalidade do Ano “é uma das principais homenagens, porque reconhece o histórico profissional, a performance e a relevância de cada uma das personalidades em seu segmento”.

    “A indicação para o Prêmio Caio se deve à nossa atuação para fortalecer Foz do Iguaçu como um importante destino de eventos do Brasil.

    Hoje, Foz caminha para ser a terceira cidade que mais recebe eventos nacionais e internacionais no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro”, comemora o jornalista.

    Destino Iguaçu

    Para o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Felipe González, o prêmio de melhor destino de menor porte do Sul do Brasil é mais uma conquista para o Destino Iguaçu,“que se consolida como um dos principais atrativos turísticos que o Brasil tem para oferecer ao mundo”.

    Gilmar Piolla diz que o fortalecimento do Destino Iguaçu se deu a partir da união de todos os órgãos e entidades envolvidos com o turismo no município, a partir de 2007,visando inicialmente mudar a imagem da cidade da cidade no Brasil e no exterior.

    “Foz era conhecida como destino de sacoleiros, de tráfico, contrabando, violência e até de terrorismo. Agora, passa a ser reconhecida como destino turístico de qualidade paralazer, eventos, ecoaventura e também compras”, afirma.

    Apoio aos eventos

    Foz do Iguaçu recebe atualmente mais de 500 eventos por ano o que, para Piolla, é resultado tanto do fortalecimento da imagem do Destino Iguaçu quanto da adoção de um calendário de eventos, que mantêm a cidade sempre em foco, gerando principalmente mídia espontânea, sem qualquer custo e com total credibilidade.

    O apoio de Itaipu foi fundamental para a criação do calendário de eventos.

    Gilmar Piolla lembra que a empresa binacional sempre colaborou com eventos já tradicionais na cidade, como o Festival de Turismo das Cataratas e a Latinoware, e ainda contribuiu para a criação de outros, como o Natal das Cataratas, agora em sua terceira edição.

    Itaipu também “abriu as portas” para os mais variados eventos de praticamente todas as áreas.

    Piolla lista entre eles a Cúpula Social do Mercosul, em 2010; o Encontro Mundial de Blogueiros, em 2011, já confirmado também para 2013; e o lançamento de veículos pelas grandes montadoras (Volkswagen, Mercedes Benz, Fiat e Renault), entre outros.

    Paralelamente, com uma política de patrocínios, Itaipu estimulou a realização de uma série de eventos, principalmente esportivos e culturais. Entre esses últimos, o Salão do Livro e o Festival Curta Iguassu.

    Esportivos

    Já os esportivos incluem desde o curioso Torneio Internacional de Arremesso de Celulares e Notebooks, com boa repercussão na imprensa; os campeonatos brasileiro,pan-americano e mundial de canoagem e de rafting, realizados no Canal Itaipu; a Meia Maratona das Cataratas e a Maratona Internacional das Águas.

    A presença de atletas de diversos países e a divulgação desses eventos facilitaram a atração de uma das maiores disputas esportivas do mundo, os X Games, da rede de televisão ESPN Internacional.

    Foz do Iguaçu será uma das sedes mundiais dos jogos em 2013, 2014 e 2015.

    Também em 2013, Itaipu contribuiu para trazer a Foz do Iguaçu outro evento de grande repercussão.

    Em outubro, será realizado na cidade o 2º Fórum Mundial de Agências de Desenvolvimento Local. A primeira edição, em Sevilha (Espanha), reuniu mais de mil autoridades de 47 países.

    Convention

    A atuação de Itaipu e do Fundo Iguaçu, lembra Piolla, fortaleceu o trabalho do Iguassu Convention & Visitors Bureau, facilitando a vinda para cá de “decision makers” (especialistas que decidem onde se realizam eventos de grande porte) e as negociações para que se decidam pelo Destino Iguaçu.

    O prêmio

    Criado em 1999 por diversas entidades representativas dos segmentos de eventos,promoção comercial, marketing e turismo de negócios, o Prêmio Caio é uma homenagem a um dos pioneiros dessa área, Caio de Alcantara Machado, que colecionou diversos prêmios em reconhecimento por sua bem sucedida carreira.

     

     



    Publicado por jagostinho @ 18:44



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.