Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 12nov

    VIDA NA UNIVERSIDADE/GAZETA DO POVO

    Refrigerante, pizza e lasanha não podem faltar na geladeira de Jonny Fabrício Novak – Foto:- Marcos Borges / Gazeta do Povo

    Macarrão instantâneo, lasanha e outros pratos prontos congelados, muito pão e refrigerante. Esses são os campeões das geladeiras e despensas dos universitários que moram sozinhos, longe da família.

    A falta de tempo e a inexperiência na cozinha são alguns dos motivos que afastam os jovens das refeições saudáveis e os empurram para comidas práticas.

    Estudante do 3.º ano de Direito da PUCPR, Jonny Fabrício Novak se enquadra nesse perfil. Há três anos morando longe de casa, ele se vira como pode. Arroz, feijão e carne só vê nos restaurantes por quilo.

    Em casa, ele é adepto daquilo que dá menos trabalho, como lasanha de micro-ondas, pizza congelada e refrigerante. “No começo também comia muito macarrão instantâneo, mas depois de um tempo enjoei e agora não posso mais chegar perto”, conta.

    Com uma alimentação assim por tanto tempo, difícil se manter saudável. Jonny já teve uma anemia e até problemas gástricos.

    Chegou a ir ao médico e sabe que precisa se cuidar, mas, com a correria diária e a mãe em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais, frutas e verduras nem sempre estão na lista do mercado.

    Novak não é uma exceção. A alimentação saudável é algo muito distante da maioria dos universitários. Uma pesquisa feita em setembro pelo Departamento de Educação Física da UFPR mostrou que a grande maioria não consome frutas (92,1%) nem verduras (80,3%), mas inclui muito doce na dieta (69,8%).

    Para facilitar

    De olho nesse público, alguns mercados de Curitiba até modificam a disposição das prateleiras pensando naquilo que é mais procurado pelos clientes.

    O Mercadorama da Rua XV de Novembro é um exemplo. A entrada da loja dá direto no corredor de molhos e massas instantâneas, a geladeira de congelados ocupa mais espaço e tem uma quantidade maior de lasanhas.

    “Eles são os nossos campeões de venda. Estão sempre em primeiro lugar no ranking”, diz o gerente da unidade, Josimar Xavier de Araújo.

    Por estar próximo da Reitoria da UFPR e de três casas de estudantes, o maior público da loja é formado por universitários.

    “Essa é a lógica de todos os mercados da rede: pensar no perfil do público da região. No nosso caso, damos destaque para as comidas de preparo rápido, como macarrão e congelados”, explica Araújo.

     

    Publicado por jagostinho @ 19:08



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.