Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 02nov

    JORNALE

     

    Espaço cultural deve ser reaberto no primeiro semestre de 2013


    Na próxima terça-feira (6), a DC Set  vai iniciar as obras de revitalização e reestruturação do Parque das Pedreiras, que engloba a Pedreira Paulo Leminski e a Ópera de Arame.

    A empresa é a vencedora da concorrência proposta pela Prefeitura de Curitiba, no primeiro semestre deste ano, que buscava um parceiro para administração e operação dos espaços culturais e do Parque Náutico do Iguaçu.

    As obras no Parque das Pedreiras terão início após uma fase de estudos técnicos e desenvolvimento dos projetos arquitetônicos.

    Nesta primeira etapa, que representará, aproximadamente, 70% das obras, a DC Set vai investir mais de R$ 10 milhões.

    “Conforme o edital, após a assinatura do contrato, que foi realizada no mês de agosto, nós temos até 12 meses para entregar a primeira etapa das obras e 30 meses para finalizar a segunda etapa. Após a conclusão de cada fase, os espaços passarão por vistorias dos órgãos públicos e, após liberação judicial, serão reabertos”.

    “A previsão é de que a Pedreira Paulo Leminski seja reaberta no primeiro semestre de 2013, com um grande evento. Vamos devolver Curitiba para o roteiro nacional de grandes espetáculos”, explica o diretor de operações da DC Set, Hélio Pimentel.

    Além da reformulação completa dos palcos, banheiros, escadas de emergência e elevadores, itens fundamentais para a liberação dos espaços, o projeto conta ainda com a criação da “Rua da Música”, com bares e restaurantes temáticos; e do “Museu da Música”, espaço que vai valorizar a música contemporânea.

    “Apesar de ser um dos principais pontos turísticos do Estado do Paraná, o Parque das Pedreiras nunca ofereceu opções diferenciadas para os turistas e, também, para o público curitibano. Pensando nisso, projetamos instalações que irão movimentar diariamente o Parque, criando um grande pólo cultural e aquecendo o comércio da região”, detalha Pimentel.

    Segundo Patrik Cornelsen, sócio da DC SET Paraná, após a entrega das obras, o Parque das Pedreiras se transformará em uma verdadeira “usina de criação cultural”, com ações integradas da iniciativa privada e governos municipal, estadual e federal.

    “Com a reabertura do Parque das Pedreiras, a cidade de Curitiba ganhará novamente uma vida cultural ativa. Para atendermos todas as expectativas do público, estamos firmando um grande ‘pacto cultural’. Uma das principais medidas será a criação de um conselho curador, que irá abordar cultura e sustentabilidade, tendo como membros grandes personalidades da cidade”.

    “Estamos fazendo de tudo para que Curitiba se transforme em um modelo nacional de gestão cultural”, conta.

    Outra grande novidade ficará por conta da valorização dos artistas e dos produtores locais, profissionais que poderão usufruir de toda a infraestrutura do Parque das Pedreiras.

    “Pensamos especialmente na Ópera de Arame como um palco da arte curitibana, valorizando as suas mais diversas manifestações artísticas. Queremos muito criar repertório, plateia e promover os talentos locais. Além disso, estaremos sempre à disposição dos produtores locais para a realização de espetáculos e atividades dos mais variados portes”, explica.

    Com convênios e parcerias, a DC Set pretende promover fóruns, oficinas, cursos e seminários sobre diversos temas relacionados à cultura.

    “Vamos oferecer inúmeras atividades voltadas para áreas como teatro, dança, cenografia e música. Ou seja, aproveitaremos esse espaço maravilhoso e cheio de história para difundir as mais diversificadas demonstrações culturais e artísticas. O Parque das Pedreiras será o endereço da cultura curitibana”, revela Patrik.

     

    Publicado por jagostinho @ 13:59



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.