Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 25ago

    JORNALE
    Tubo vai dobrar de tamanho para nova linha


    A Estação Central vai dobrar de tamanho. Localizada na rua Presidente Faria, entre a XV de Novembro e a João Negrão, a estação passará de 25 para 50 metros de extensão.

    A ampliação, que inclui reforma e melhoria na estrutura atual, será feita sem a retirada da estação do local.

    Para permitir a ampliação, a Prefeitura iniciou nesta semana o alargamento da canaleta no trecho próximo ao antigo prédio dos Correios, com pavimentação em concreto.

    A previsão é que a obra na canaleta esteja pronta até meados de setembro, permitindo a colocação dos novos tubos. Como a estação é formada por dois tubos acoplados, a Central passará a ter, no total, 200 metros de tubos.

    A reforma está sendo feita para permitir a implantação do Ligeirão Norte que vai ligar o Terminal Santa Cândida à Praça do Japão, com previsão de atender 50 mil passageiros por dia.

    Pela Estação Central passam os biarticulados da linha Santa Cândida Capão Raso que transportam, por dia, 170 mil pessoas. 

    Além da ampliação da Central, a implantação do Ligeirão – o biarticulado na cor azul – exige a criação de faixas de ultrapassagem nas canaletas, o que está sendo feito com o deslocamento de algumas estações para que a de ida e a de volta não fiquem frente a frente.

    A medida atesta a vocação curitibana de buscar soluções simples e eficientes, uma vez que desalinhando as estações é possível alargar a canaleta sem redução de calçadas e de faixas destinada aos carros.

    As obras de alargamento e nova pavimentação das canaletas estão sendo feitas ao longo dos cerca de seis quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Central.

    A obra é feita em pequenos trechos, quadra a quadra, para reduzir o impacto sobre o trânsito e a vizinhança.

    Em alguns trechos dos bairros Cabral, Boa Vista e Juvevê já é possível perceber a camada nova de asfalto, as placas de concreto nos pontos onde vão ficar as estações e a terceira faixa na canaleta.

    Publicado por jagostinho @ 15:03



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.