Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 18maio

    Colaboração da jornalista Pâmela Mendes Leony

    Mia Cara Curitiba - 2011

    O Mia Cara Curitiba, que chega a sua segunda edição em 2012, o evento é uma homenagem da cidade de Curitiba à Itália e faz parte do Momento Brasil-Itália, que celebra o ano do país do velho continente em terras brasileiras.

    Nesta edição o evento está mais longo, com 18 dias e conta com mais atrações entre elas mostras artísticas, apresentações de dança, eventos esportivos e gastronômicos.

    “Estamos muito felizes em apresentar a 2ª edição do Mia Cara Curitiba. A idéia é de realmente aproximar os curitibanos da cultura italiana e tornar o evento um marco para o turismo da cidade”, disse o Consul Geral da Itália, Salvatore Di Venezia.

    Para atrair visitantes à capital paranaense e também os próprios curitibanos, a organização do festival abre o Mia Cara Curitiba no dia 25 com um novo e exclusivo espetáculo do grupo Studio Festi  intitulado “Cidade do Homem”, que será exibido em três sessões gratuitas, às 19h, 20h e 21h.

    Um verdadeiro espetáculo de imagens feitas especialmente para serem projetadas no Paço da Liberdade, na Praça Generosos Marques.

    O show contará a história das cidades desde a Grécia antiga, passando pelas cidades romanas, medievais italianas, utópicas, da ficção até chegar a Curitiba.

    E a programação não para por aí. Mostras gratuitas de conceituados filmes italianos, exposições de fotografias e de trabalhos dos artistas Paolo Pisano e Paulo Carapuncarlo, também farão parte do Mia Cara Curitiba

    .Outro destaque é a Settimana Della Gastronomia Italiana, que trará pratos tipicamente italianos preparados nos melhores restaurantes da cidade a preço único: R$ 39,00, com sobremesa inclusa.

    Shows musicais e a estreia nacional de um espetáculo da Companhia de Ballet Botega também abrilhantam o evento, que será fechado no dia 10 de junho com a Corritália Brasile, o único circuito de corrida de rua de 15 km da cidade que irá passar pelo tradicional bairro Santa Felicidade.

    O Mia Cara Curitiba é uma realização do Consulado Geral da Itália em parceria com a Prefeitura de Curitiba, o Instituto Municipal de Turismo e CANAL/mkt.

    PROGRAMAÇÃO COMPLETA – MIA CARA CURITIBA 2012

    Evento de abertura: “Cidade-Homem” – Studio Festi
    Data: 25/05
    Horário: 19h, 20h e 21h
    Local: Praça Generoso Marques – Paço da Liberdade

    Intercâmbio Comercial Itália – Brasil
    Seminário temático focado nos setores da agroindústria e da inovação tecnológica.
    Data: 24 e 25/05
    Horário: 09h
    Local: FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná

    Missa Oficial
    A Missa abençoará as festividades do Mia Cara Curitiba e será celebrada pelo Bispo Auxiliar Dom Gabriel.
    Data: 27/05
    Horário: 10h
    Local: Catedral Metropolitana

    Bicicletada Poty Lazarotto
    Um passeio ciclístico visitará as obras do artista ítalo-paranaense Poty Lazarotto, símbolo da cidade, espalhadas pela capital.
    Data: 27/05
    Horário: 09h

    Mostra Fotográfica: Passione Itália
    As fotos desta mostra dão vida a idéia de “Uma Giornata Italiana”, em homenagem ao país e seus cidadãos no aniversário de 150 anos da Unificação Italiana, completados no ano passado.
    Data: 27/05 a 17/06
    Horário:
    Terça a sexta-feira das 9h às 17h.
    Sábado, domingo e feriado das 11h às 15h
    Local: Museu Paranaense

    Programação Memorial de Curitiba – Lançamento do Livro sobre a Colônia Cecília, Mostra Fotográfica e
    Apresentações de Grupos Folclóricos Italianos
    Data: 27/05 a 04/06
    Horário:
    Terça a sexta-feira das 9h às 18h
    Sábado, domingo e feriado das 9h às 15h
    Local: Memorial de Curitiba

    Settimana de La Gastronomia Italiana
    Os principais restaurantes de Curitiba especializados em gastronomia italiana oferecerão pratos especiais a um preço combinado e orientados por um Chef da Casa Artusi.
    Data: 27/05 a 03/06
    Local: restaurantes participantes
    Preço: Almoço e jantar serão servidos a R$39

    Ballet Botega
    Data: 29/05
    Horário: 20h
    Local: Teatro Guaíra
    Festa Nacional

    A solenidade recepcionará as autoridades convidadas pelo Consulado Geral da Itália, da Circunscrição Paraná e Santa Catarina.
    Data: 02/06
    Horário: 19h30
    Local: Palácio Garibaldi

    Exposição de arte: Paolo Pisano e Paulo Carapuncarlo
    Paolo Pisano é natural de Sanremo, porém residente de Curitiba. É Maestro d’Arte em design gráfico e fotografia. Paulo Carapuncarlo é um expoente da gravura abstrata.
    Data: 03 a 10/06
    Horário:
    Segunda a sexta-feira das 10h às 20h
    Sábados das 10h às 13h
    Domingos das 10h30 às 14h.
    Local: Solar do Rosário.

    Mostra de Filmes Italianos
    Todos os dias serão apresentados filmes italianos contemporâneos, os mais vistos na Itália nos últimos meses, legendados em português.
    Data: 05 a 10/06
    Local: Cinemateca de Curitiba

    Corritalia Brasile – encerramento Mia Cara Curitiba
    Com um percurso de 10 milhas, a corrida atravessa o tradicional bairro italiano de Santa Felicidade. A corrida é certificada pelo Comitê Olímpico Nacional Italiano.
    Data: 10/06.
    Horário: 07h
    Local: Bairro de Santa Felicidade
    Largada: Restaurante Madalosso

    *O cardápio e os restaurantes participantes ainda não foram divulgados.

    PROGRAMAÇÃO DO MEMORIAL DE CURITIBA http://www.curitiba-parana.net/memorial.htm,

    29 de maio-terça-feira, abertura às 09:00 horas ao público, mas com a presença do Cônsul Geral da Itália Salvatore Di Venezia, pequeno coquetel às 19:00 horas e fechamento às 22:00horas:  

     – ABERTURA da Mostra “INSIEME – A REVISTA ITALIANA DAQUI”, contando os 18 anos de sua histórica presença como única revista bilíngüe (italiano/português) no Brasil, dirigida pelo jornalista Desiderio Peron, com curadoria da Artista Plástica Leila Alberti www.leilaalberti.com;

    – LANÇAMENTO DO LIVRO “COLÔNIA CECÍLIA” de Arnoldo Monteiro Bach, com a presença de parte do elenco da minissérie homônima exibida pela RPC, dirigida por Guto Pasko [email protected], com o ator e diretor italiano Roberto Innocente [email protected]

    – ABERTURA da Mostra “CASA ARTUSI – L´UNITÀ ITALIANA IN CUCINA”, mostra documentária da trajetória da famosa casa italiana com “A Ciência na Cozinha e a Arte de Comer Bem”;

    02 de junho-sábado, das 09:00 às 15:00 horas, além das 2 mostras que seguem:

    – ENCONTRO DA COMISSÃO JOVEM DO COMITES PR/SC, seus convidados e comunidade, com diversas atividades interativas, com a presença do Cônsul Geral da Itália Salvatore Di Venezia;

     03 de junho-domingo, das 09:00 às 15:00 horas, além das 2 mostras que seguem:

    – ENCONTRO DE GRUPOS FOLCLÓRICOS ITALIANOS, sob a direção de Maria de Lourdes Pessole Biondo Simões e Áureo Simões Júnior.

    – Encerramento da Mostras.

    Publicado por jagostinho @ 15:02



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.