Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 15maio

    PORTAL BONDE

    O charme e a elegância das viagens de trem estão de volta em diversas regiões do país. O roteiro cultural agrada nostálgicos, mas, também jovens e crianças que se divertem com as locomotivas restauradas riscando novamente os trilhos, em um passeio agradável e divertido que une gerações.

    Na capital paulista, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos reformou dois vagões da década de 1960 e reinaugurou o Expresso Turístico, da antiga linha São Paulo-Jundiaí. O trajeto tem 60 quilômetros e pode ser feito em 174 confortáveis assentos.

    Divulgação

    O Expresso Turístico futuramente estenderá a linha até Paranapiacaba e Mogi das Cruzes na grande São Paulo. O preço da passagem é razoável e ainda você pode ganhar desconto de 50% para até três acompanhantes.

    As viagens acontecem aos finais de semana, partindo da Estação da Luz, às 08h30, com retorno às 16h30. O viajante também pode adquirir passeio em Jundiaí, com três opções de roteiro: histórico, cultural e circuito das frutas.

    Outra dica que encanta turistas de todas as idades é o Circuito Mantiqueira, da Estrada de Ferro de Campos do Jordão. O circuito integra as cidades da região e começa em Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, e termina em Campos do Jordão, passando pelo município de Santo Antônio do Pinhal, totalizando 47 km de extensão.

    Nesse trajeto o turista pode optar por diversos serviços ferroviários, com diferentes horários e tarifas, como por exemplo, a Maria Fumaça, o Trem de Serra e o Bonde Turístico. Partindo da cidade de Pindamonhangaba, a estrada sobe o traçado sinuoso da Serra da Mantiqueira. Simplesmente, deslumbrante!

    O destaque do traçado é a ponte francesa de 160 metros de extensão, com pedras talhadas a mão, instalada no trecho sobre o rio Paraíba do Sul. Outro destaque do trajeto é o Alto do Lajeado, o ponto ferroviário mais alto do Brasil, com 1.743 metros de altitude. No total, 47 quilômetros em pouco mais de duas horas, mas, suficiente para fazer a alegria dos turistas.

    Em Minas Gerais, a famosa Maria Fumaça que liga as cidades de São João del Rei a Tiradentes também voltou a todo vapor. Aproveite a parada em São João e faça uma visita às igrejas da cidade e ao Museu Ferroviário, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), onde o turista pode conferir peças históricas e trens.

    O Rio de Janeiro também ganhou uma charmosa viagem de trem, no trecho da famosa rota da Estrada Real, na cidade de Paraíba do Sul. O caminho tem 14 quilômetros até Cavaru, trajeto responsável por escoar todo o ouro produzido no século 18. Aliás, o sucesso de público dos trens turísticos no país, muitos com filas de espera para viajar, é sinal de que o espírito e a e a fascinação das antigas locomotivas, ainda encanta e emociona gerações.

    Publicado por jagostinho @ 19:03



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • Elizaete Ribeiro Disse:

    Estou interessada em fazer uma viagem de trem (Saindo da luz para Mogi das Cruzes na grande São Paulo) mas não acho valores das passagens na net, será que você poderá me ajudar?

    Abs,

    Elizaete Ribeiro

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.