Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 26dez

    JORNALE

    Edificação começou a ser construída em 1916

    O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) está analisando o projeto de restauro da igreja do Senhor Bom Jesus do Portão.

    A edificação, construída entre 1916 e 1928, é classificada como uma Unidade de Interesse Especial de Preservação, podendo assim obter recursos de potencial construtivo para ser restaurada.

    “A classificação de uma edificação como UIEP permite que o município negocie com o mercado imobiliário cotas de potencial construtivo, captando recursos e transferindo para uma conta que será usada nas obras do restauro, nesse caso, a igreja do Portão”, diz a arquiteta do Ippuc, Ana Lúcia Ciffone.

    Ana Lúcia explica que o projeto apresentado aponta que a restauração será completa, desde telhado até pintura, portas e outros detalhes.

    Em 2007 um incêndio danificou algumas partes da igreja, principalmente o telhado na área acima do altar.

    A Igreja do Portão, como é conhecida, tem uma arquitetura eclética com leve inspiração neogótica como vitral de rosáceas.

    “O mais importante é o marco que essa construção representa para a região”, afirma Ana Lúcia.

    Para ser aprovado, um projeto de restauro que será financiado com recursos do potencial construtivo deve conter levantamento histórico, diagnóstico e proposta.

    A arquiteta do Ippuc conta que o diagnóstico, parte identificando os problemas da edificação, é fundamental para uma proposta ser bem feita. “Com o diagnóstico, o profissional consegue entender a obra e fazer uma proposta e um orçamento mais real”, explica.

    A Catedral Basílica de Curitiba é outra edificação que está sendo restaurada com potencial construtivo.

    A Catedral foi inaugurada em 1860 e passou por reformas em 1975 e 1993, mas nunca havia passado por uma reforma completa como agora.

    Pelo projeto, estão previstas obras para acabar com infiltrações de água, revisão do telhado, substituição do sistema elétrico e pintura externa. Mas será a restauração a parte mais detalhada do trabalho.

    Ao lado da Catedral, outra edificação histórica da cidade está com projeto sendo analisado pelo Ippuc, a Casa Hauer.

    O projeto encaminhado pelos proprietários do imóvel será analisado nesta semana na Comissão de Avaliação de Patrimônio Histórico.

    Com parâmetros definidos pelo Ippuc, a construção terá sua fachada restaurada, uma das poucas coisas que sobraram depois do incêndio em 1998 que destruiu quase todo o imóvel.



    Publicado por jagostinho @ 11:03



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.