Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 08dez

    FOLHA.COM

    No início dos anos 80, quando negociava com garimpeiros na Amazônia, o empresário Eike Batista, 55, levou um tiro nas costas depois de ter xingado um homem que lhe devia dinheiro.

    O episódio, que poderia ter encerrado de forma trágica a vida daquele que três décadas depois se tornou um dos homens mais ricos do mundo, ensinou ao empresário a desenvolver autocontrole.

    A briga com o garimpeiro é uma das histórias que Eike conta em “O X da Questão”, espécie de guia de autoajuda empresarial escrito em parceria com o jornalista Roberto D’Avila e lançado segunda-feira no Rio.

    A partir de casos como esse, o milionário dá conselhos de como sobressair no mundo dos negócios. Sua intenção, diz, é inspirar jovens empreendedores brasileiros a seguir seu exemplo.

    “Acho que já criamos bastante coisa para colocar num livro”, disse o empresário, cuja fortuna é estimada em US$ 30 bilhões –a oitava maior do mundo, de acordo com a revista “Forbes”.

    Ao menos um jovem empreendedor já se interessou pela obra. “Esse foi o primeiro livro que eu li”, contou Thor Batista, 20, filho mais velho do empresário. “Gostei tanto que até li duas vezes.”

    Thor disse que gosta de ler “coisas mais objetivas” do que livros. “Aquelas histórias que embolam muito, eu perco o interesse rapidinho.”

    Com um tom típico dos best-sellers de autoajuda, nas 154 páginas Eike dá conselhos como “exercite a paciência”, “releve as ofensas” ou “muitas vezes é preciso deixar o coração em casa antes de tomar uma resolução”.

    Em tom mais confessional, afirma que não se incomoda com a frequência com que é classificado de megalomaníaco. “Na medida certa, um pouco de megalomania ou ousadia é recomendável.”

    O empresário não esconde seus fracassos, como a criação da fábrica de jipes JPX e do EBX Express, serviço de encomendas expressas.

    “O fato é a JPX não deu certo. Assuma o erro e aja corretamente com quem foi afetado por ele. É o primeiro passo para o êxito futuro.”

    CAVIAR

    Se depender da quantidade de pessoas que compareceram ao lançamento, em uma livraria do Leblon, zona sul, a carreira do Eike escritor será um sucesso.

    Em mais de cinco horas foram autografados 524 exemplares, recorde nos 13 anos da editora Sextante.

    Passaram por lá do governador Sérgio Cabral (PMDB) ao ator Marcos Frota, do secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, à apresentadora Sabrina Sato.

    No fim do evento, Eike conversou com jornalistas no usual tom otimista e disse que o Brasil vive, juntamente com a China, uma “situação ímpar”.

    “O mundo continua querendo comprar. E o que a gente exporta, o mundo precisa. O melhor minério do mundo está aqui, por exemplo. Os australianos, para aumentar a produção, têm que comprar minério brasileiro e misturar. Como é bom você ter caviar.”

    Eike disse ver condições para que o Brasil cresça na faixa de 5% no ano que vem. Para ele, gargalos são oportunidade de investimento.

    “Nosso país é maluco. Maluco de rico”, brincou.

    FICHA TÉCNICA
    “O X da Questão: a Trajetória do Maior Empreendedor do Brasil”
    Autor Eike Batista
    Editora Sextante
    Quanto R$ 29,90



    Publicado por jagostinho @ 12:26



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • MÍRIAM Disse:

    TER EM CASA UM FILHO QUE LEU SEU PRIMEIRO LIVRO AOS 20 ANOS , E AINDA, DO PAI, ALÉM DE ILÁRIO , DEIXA UMA HORRÍVEL IMPRESSÃO …..

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.