DA COLUNA DE CELSO NASCIMENTO/GAZETA DO POVO
Câmara atropelada 1
Do ponto de vista político, o presidente da Câmara, vereador João Cláudio Derosso, vinha ganhando a briga: com seus colegas vereadores devidamente sob controle, mantém-se impávido no cargo, apesar de todas as denúncias que pesam contra ele.
Além disso, o assunto vinha também perdendo relevância. Entretanto, na última quinta-feira, apareceu motivo grave para abater suas esperanças.
Câmara atropelada 2
O motivo foi a ação por improbidade anunciada pelo Ministério Público Estadual, que, ao fazer investigações próprias, convenceu-se quanto às irregularidades na gestão dos R$ 31,5 milhões empenhados nos contratos de propaganda firmados por Derosso.
E por isso pede à Justiça que determine seu afastamento da presidência para evitar que crie mais embaraços na apuração.
Câmara atropelada 3
A ação do MP distribui seu peso para outros lados também. Ela serve para aprofundar a falta de credibilidade da Câmara e de seus vereadores, que ao longo de quatro meses recusaram-se a adotar medidas efetivas para esclarecer todos os fatos e, constatadas a ilegalidades, punir os responsáveis.
A Câmara foi atropelada também pelo Tribunal de Contas, muito mais ágil e preciso na apuração e identificação dos desvios.