UOL/ADORO VIAGEM
De azulejos à arames farpados!
Linhas imaginárias, muros, montanhas, rios… Não! O Adoro Viagem fez uma busca completa pelo mundo e achou as fronteiras mais inusitadas de todas. Lugares com apenas poucos quilômetros de distância entre um e outro, mas com várias horas de diferença no fuso horário. Ou ainda que são separados por azulejos… Veja cada uma delas:
MARROCOS – ESPANHA

Apesar de ser uma das menores fronteiras do mundo, talvez seja a divisão mais drástica entre dois países.
Ceuta é uma cidade espanhola que não está localizada na Península Ibérica, ela está no norte do continente africano e faz fronteira com Marrocos.
Os marroquinos por sua vez, reivindicam Ceuta e outros territórios de sua fronteira.
O espanhóis visando proteger seu território e combater a entrada de imigrantes ilegais na União Europeia, levantaram um muro de três metros de altura, cercado com arame farpado, por toda a fronteira.
NEPAL – CHINA

Fronteiras delimitadas por rios, montanhas, cordilheiras, enfim, delimitados pela natureza, são comuns. E a divisão entre Nepal e China é feita pela natureza.
Porque então estão nessa lista? Por que não é uma divisão qualquer, a fronteira dos dois países passa simplesmente pelo maior pico do mundo, o Monte Everest.
Não apenas a montanha que os separa, a divisão passa pelo pico em si, fazendo da fronteira entre China e Nepal a mais alta do mundo.
HOLANDA – BÉLGICA

Na verdade não é toda a fronteira entre belgas e holandês que é inusitada. Apenas a parte entre os municípios de Baarle-Nassau (Holanda) e Baarle-Hertog (Bélgica) que chama atenção.
São 26 peças, espécie de azulejos, no chão que delimitam onde é a Holanda e onde é a Bélgica. Na foto a cima, a esquerda está a parte holandesa e a direita a belga.
EUA – CANADÁ

Mais precisamente na cidade de Derby Line, que fica exatamente na fronteira entre os dois países. Essa fronteira passa no meio da cidade, corta algumas avenidas, passa entre prédios, casas e estabelecimentos comerciais. Uma pessoa pode estar na cozinha de casa, preparando sua comida nos EUA e ir para a sala de jantar, onde fará a refeição no Canadá. Pode também dormir no Canadá e quando acordar, ao levantar da cama, estar nos EUA. A cidade pertence aos dois países.
RÚSSIA – EUA

Não é a fronteira toda, é apenas um trecho da fronteira que separa duas ilhas desabitadas. Esse limite entre uma ilha e outra, vai muito mais além de uma simples fronteira territorial, é também a divisão entre o hoje e o amanhã!
No espaço de cerca de quatro quilômetros que separa as duas ilhas, está a Linha internacional de Data
Estar em uma dessas ilhas e olhar para outra, é o mesmo que olhar para o amanhã ou para o ontem.
Por exemplo, quando for 9h00 de um sábado em uma das ilhas, na outra será 6h00 do domingo e isso a apenas quatro quilômetros de distância!
9 de novembro de 2011
Caro Jota, excelente esse trabalho, belas fotos.
Oxalá um dia a Humanidade não necessite de fronteiras onde haja o reconhecimento do direitor de ir e vir, sem restrições com respeito as particularidades de todos os povos do planeta.
A humanidade é uma só, somos todos Irmãos. Precisamos apreender a conviver em respeito mútuo, solidariedade e fraternidade.
Bem, é para esse Mundo que eu trabalho motivo pelo qual muitas vezes somos incompreendidos no presente.
Mas com certeza um dia esse desiderato será real e concreto.
Abraços Fraternais a Todos.
Paulo Costa
@paulocosta11