Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 18mar

    UOL/NOTÍCIAS

    Após passar um bom tempo longe dos holofotes, o ex-governador José Roberto

    José Roberto Arruda: "Joguei o jogo da política brasileira"

    Arruda (sem partido) concedeu entrevista à revista “Veja”, publicada na tarde desta quinta-feira (17), em que afirma ter usado seu posto de “único governador do DEM” para sensibilizar empresários a fazer doações eleitorais para colegas de sigla e até para políticos de outros partidos.

    Expulso do DEM e demissionário do governo após a Operação Caixa de Pandora, que descobriu um esquema de corrupção no Distrito Federal que o deixou preso por dois meses, Arruda explicou que não pode garantir que as verbas arrecadadas eram declaradas.

    “Isso somente o presidente do partido pode responder. Se era oficialmente ou não, é um problema do DEM. Eu não entrava em minúcias. Não acompanhava os detalhes, não pegava em dinheiro. Encaminhava à liderança que havia feito o pedido”, disse ele.

    O ex-governador disse ainda que tinha um “excelente relacionamento com os grandes empresários” e que usou essa influência  “para ajudar meu partido, nunca em proveito próprio”.

    Como ele alegou, o processo funcionava assim: “Pedia ajuda a esses empresáriosl.

    Dizia: ‘Olha, você sabe que eu nunca pedi propina, mas preciso de tal favor para o partido’. Eles sempre ajudaram. Fiz o que todas as lideranças políticas fazem”.

    Agripino e Demóstenes

    Entre os beneficiados com o esquema, disse Arruda, estão políticos de renome, muitos apontados por ele como “desleais” e hipócritas – ao confirmar o adjetivo sugerido pelo entrevistador.

    “Os senadores Demóstenes Torres e José Agripino Maia (novo presidente do DEM), por exemplo, não hesitaram em me esculhambar. Via aquilo na TV e achava engraçado: até outro dia batiam à minha porta pedindo ajuda!”, afirmou.

    Arruda disse à “Veja” que, em 2008, o senador Agripino foi até a sua casa pedir R$ 150 mil para a campanha da sua candidata à prefeitura de Natal, Micarla de Sousa (PV). “Eu ajudei, e até a Micarla veio aqui me agradecer depois de eleita.”

    O senador Demóstenes também o teria procurado, solicitando a contratação de uma empresa de cobrança de contas atrasadas.

    “O deputado Ronaldo Caiado, outro que foi implacável comigo, levou-me um empresário do setor de transportes, que queria conseguir linhas em Brasília”, enumerou ele, que ainda citou o ex-presidente do DEM, Rodrigo Maia.

    “Consegui recursos para a candidata à prefeita dele e do Cesar Maia no Rio, em 2008. Também obtive doações para a candidatura de ACM Neto à prefeitura de Salvador.”

    Segundo Arruda, ele também fazia outros favores, como “nomear afilhados políticos, conseguir avião para viagens, pagar programas de TV, receber empresários.”

    “Dancei a música que tocava no baile”

    Arruda afirmou que um dos poucos políticos que nunca ajudou é o prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM).

    O ex-governador também, indiretamente, assumiu ter praticado ilicitudes no cargo. Ao ser indagado se seria corrupto, ele alegou que, “infelizmente, joguei o jogo da política brasileira”.

    Segundo ele, as empresas e os lobistas ajudam nas campanhas para terem retorno, por meio de facilidades na obtenção de contratos com o governo ou outros negócios vantajosos.

    “Ninguém se elege pela força de suas ideias, mas pelo tamanho do bolso. É preciso de muito dinheiro para aparecer bem no programa de TV. E as campanhas se reduziram a isso”, afirmou.

    Ajuda ao PSDB, “com a melhor das intenções”

    Por fim, o ex-governador disse ainda que, “por amizade e laços antigos”, ajudou o PSDB “sempre que o senador Sérgio Guerra, presidente do partido, me pediu”.

    Segundo ele, sempre “por meio de Eduardo Jorge”, a ajuda era dada “com a melhor das intenções.”

    Publicado por jagostinho @ 09:41



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

8 Respostas

WP_Cloudy
  • PATRICIA Disse:

    OLÁ,TIRANDO Á PARTE SUJA NOGENTA DA CORRUPÇAO,EX GOVERNADOR ARRUDA TRANSFORMOU BRASILIA ISSO NAO PODEMOS NEGAR,ELE POIS ORDEM….FORÇA ARRUDA!!!!!

  • Paulo Disse:

    No minimo vc trabalhou em alguma administração desse gorveno. CORRUPÇÃO nunca mais FORA ARRUDA.

  • DOMINGOS ARRUDA Disse:

    eu acredito neste homen e sei que jamais ele seria um cprupto. sei que ele e um homen que tem um bom coração. e digo mais se ele sai candidato hoje. estes monte de fasistas que tão no poder hoje. ele ganha e de lavada. ele tem que voltar. mais como governador sim e brasilia te ama arruda

  • Elaine Morales Disse:

    Acredito no Arruda, e torço pela sua vitoria, o Distrito Federal sente sua falta! Arruda incomodou, porque teve atitude e mudou ! Boa sorte! Força!

  • nilson Disse:

    arruda vc dancou de arcordo com a musica,e verdade mais a musica continua e muitos continua dancando,mas eu vou fazer um comentario..Brasilia nunca mais vai ter um governador igual a voce voce colocou brasilia nos eixos organizou os acetamentos onde o povo era tratado como os curdos.se voce um dia voltar a vida publica pode voltar o povo de brasilia nunca te esqueceu eu trabalho no comercio e vejo o povo em sua defeza esse homem trabalhou.Voce se prepara para dar volta por cima o collor fez issto

  • anderson Disse:

    arruda foi um otimo governador, ele cercou brasilia de obras no df hoje nos so vemos carro pipa aguando as planta, ou eu esto mentindo , moro na qnr da ceilandia norte, aqui o atual governador quer faser aqui e semiterio, albergue, local para carroceiro,que pena que o ex governador arruda saiu ele tinha projetos para construir escola ,posto de saúde e um ponto final, aqui esta tao esquecido que a seis anos nem correio nos temos. volta arruda precisamos de vc.

  • Marcos Noronha Disse:

    É vamos eleger ele de novo o, PT so enganou e os outros nada fizeram so ele pode salvar o DF, força Arruda, volte logo.

  • Marcos Noronha Disse:

    Arruda você errou mas quem não erra?, o STF tem gente errando toda hora mas eles são
    intocáveis, ate o presidente do STF esta enrolado com contas e casas nas ilhas,
    vc Arruda é o nosso governador em 14,

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.