Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 13mar

    Site de Alvaro Dias

    “O momento mágico deu lugar a um cenário de dificuldades, mas a manipulação das informações, a mistificação mantém-se como estratégica”, disse, em pronunciamento no plenário, nesta quarta (09/03), o líder do PSDB, senador Alvaro Dias, ao relatar as contradições dos números do governo que ” comemora um PIB irreal, já que houve um PIB negativo em 2009″.

    Alvaro Dias citou dados do economista Mansueto Almeida, pesquisador do IPEA, que afirma estar o governo maquiando as contas desde 2003: “Há mágicos da contabilidade no governo que procuram esconder números negativos, transformando-os em positivos, como se fez, por exemplo, quando, para melhorar o resultado de 2010, o governo utilizou o aumento das receitas em 31,9 bilhões, decorrente da captação da Petrobras. E nós aprovamos aqui medida provisória que transferia ao BNDES o valor utilizado para a capitalização da Petrobras”.

    O líder citou outros exemplos de “mágica contábil”, como a possibilidade de calote nos restos a pagar que somam R$128,8 bilhões e destacou um estudo do economista Reinaldo Gonçalves, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, mostrando o fraco desempenho da economia brasileira durante o Governo Lula, considerando padrões históricos.

    Segundo o professor da UFRJ, dos 29 presidentes que o Brasil teve desde a proclamação da República, Lula ocupa a 19ª posição quanto ao crescimento da renda.

    Com relação à participação do Brasil no PIB mundial, a participação média do País em 2001-2002 manteve-se a mesma em 2009-2010: 2,90%.

    “O economista revela que não houve espetáculo de crescimento algum. O que houve foi o desperdício de oportunidades.Embora o Brasil tenha evoluído em matéria de renda per capita, na comparação com outros países, ele sofreu um retrocesso, caminhou para trás.Ou seja, não aproveitou as oportunidades reais, resultantes do cenário favorável da economia em todo o mundo. O que o economista mostra é que houve um retrocesso relativo no conjunto da economia mundial e que o País foi fortemente atingido pela crise global de 2009”, disse o líder.

    O senador criticou ainda o que ele chamou de “o mesmo modelo, apesar da mudança de governo”, com cortes de recursos em programas como o Minha Casa, Minha Vida.

    “Na verdade, onde se deveria cortar não cortam, não possuem coragem política para realizar uma reforma administrativa, para eliminar o supérfluo, para acabar com o paralelismo, com a superposição de ações, com os gastos desnecessários, principalmente no aparelhamento do Estado brasileiro”, concluiu.

    Publicado por jagostinho @ 16:35



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy
  • MÍRIAM Disse:

    BASTANTE PERTINENTE AS COLOCAÇÕES DO SENADOR ÁLVARO DIAS.
    QUE HÁ MÁGICAS NA CONTABILIDADE DO GOVERNO LULA, ISSO HÁ E POUCOS SABEM , POIS POR DESPREPARO,DESCONHECIMENTO OU DESINTERESSE, A GRANDE MAIORIA ,DOS BRASILEIROS, ESTÁ ALHEIA A DADOS E QUESTÕES POLÍTICAS .
    O BRASILEIRO NÃO POSSUI UMA CULTURA POLÍTICA QUE O FAÇA SE MEXER ATÉ MESMO NA HORA DE VOTAR. E , INFELIZMENTE , ESPERTINHOS POLÍTICOS SE APROVEITAM DISSO.
    “FRACO DESEMPENHO DA INDÚSTRIA BRASILEIRA”, DISSE DIAS, E, ISSO É REAL.
    NO PARANÁ , O LANÇAMENTO DO PROJETO “MINHA CASA, MINHA VIDA”, PELA COHAPAR, FICOU LINDAMENTE NO PAPEL.O GRECA DISSE EM PROGRAMA DE TV ” FORAM FEITOS 1.500 PROJETOS NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA , DENTRO DA MINHA GESTÃO NA COHAPAR .
    AGORA PERGUNTO: SAIU DO PAPEL? (ele não afirmou terem sido feitas 1500 casas).
    E, QUANTO AO ESPETÁCULO DO CRESCIMENTO,FICOU POR CONTA DE UM JOGO DE PALAVRAS , TÃO BEM ARTICULADAS EM PROPAGANDA PESSOAL, REPETIDAS VEZES, QUE FEZ O BRASILEIRO ACREDITAR NISSO. (era a intenção)
    CLARO….. É MAIS FÁCIL ACREDITAR NO “GRANDE PAI” DO QUE DUVIDAR DE SUAS AFIRMAÇÕES .
    ACORDA BRASIL…….NÃO FIQUE DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO.

  • joao Disse:

    É, sabe aquela história dos minutos que se conta e prova no final que o sujeito não trabalha? Isto chama “sofisma”, ou seja, o que aparentemente parece ser verdadeiro, tem como base uma mentira. É só perguntar para minha empregada diarista se antes de 2003 ela teria o sonho, e hoje realizado, de ter um carro zerinho! É só perguntar para os 15 milhões que viviam na rua se a vida deles melhorou com os empregos que hoje têm e com bons salários (principalmente se converter em dolar); perguntem para os milhares de viajantes de avião que ocumpam os aeroportos se já viajaram de aviao antes de 2003(29 milhões contra 60 hoje); perguntem para os empresários se tinham a mesma dificuldade para arrumar empregados antes de 2003 como tem agora; pergunte as CVC’s da vida se tem mais clientes agora que antes de 2003; e os 40 bilhões de reservas que tinhamos até 2002 (30 bi era do FMI) contra os 300 bi de hoje, é o que?
    “É a economia estúpido”, como disse alguém! O resto é miupia aviária, digo, tucana!

    Abraço e parabens pelo blog. Gostei na entrevista do Fruet (tucano de boa visão) e da Iared, mulher corajosa.

    js

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.