Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 09mar

    Numa comparação até óbvia, assunto político é como uma correnteza de água. Quando inicia, ninguém controla. Independe da vontade dos agentes envolvidos.

    Então, não adianta alguém achar que é muito cedo para discutir-se as eleições do ano que vem, para a prefeitura de Curitiba.

    As definições principais serão sacramentadas nas próximas semanas. Depois, serão, apenas, pequenos ajustes. Coisas secundárias.

    Por coincidência, conversei com alguns dos principais personagens desta novela, nas últimas semanas. Mero acaso fortuito. Vocês acreditam, né?

    Ou seja, ouvi oficialmente e, também, fiz a leitura das entrelinhas de Ducci, Gustavo, Rossoni e Requião.

    Quanto ao governador Beto Richa, uma declaração sua à Gazeta do Povo foi suficiente para confirmar o que todos já sabiam. Ele é Ducci e não abre disto, de jeito maneira.

    Não estive com Derosso, mas a escolha dos delegados das 10 zonais do PSDB de Curitiba, no dia 02 de março, contrariando uma orientação de Rossoni, também, mostra que ele será o vice de Ducci.

    Do lado do PT tenho informações sempre seguras, além de uma conversa rapidíssima com o deputado Tadeu Veneri, dia desses.

    Se o meu faro continua apurado, pois não sei se idade não está me prejudicando, a tuitada do Requião, insinuando que pode ser candidato a prefeito, é mais jogada de marketing.

    Ele é mestre em confundir. Gosta de manobras deste tipo, mas, para mim não será candidato, coisíssima nenhuma!

    E o PMBD apoiar o Ducci? Nem pensar. Só pelo Ducci, até poderia acontecer, mas a companhia de Beto Richa é impensável para a maioria do “PMDB não adesista”.

    Quanto a Gustavo Fruet, ele só está aguardando o outono chegar para desembarcar do ninho tucano. Aliás, as malas já estão prontas.

    Afinal, seguro morreu de velho. E conversa fiada não ganha eleição. Sua etapa tucana chegou ao fim. Exauriu-se. Escafedeu-se.

    Quanto ao seu próximo abrigo político, esta decisão não precisa ser apressada. Pode alongar-se até quando setembro vier. Ele estuda propostas.

    O mais provável seria  o PDT. E numa aliança com o PT. Tem até o nome de um vice para Gustavo sendo sussurado, fortemente, nas hostes petistas: do jovem vereador de Curitiba, Jonny Stica.

    A explicação é simples. Não se ganha eleição só com o nome e discurso. Tem que ter estrutura.

    Ducci terá duas máquinas a seu favor: municipal e estadual.

    Fruet, coligado com o PT e outros da base de Dilma, terá a presença federal na sua campanha.

    Isto equilibra a eleição. Ou alguém duvida que as máquinas, todas elas, entrarão em ação?

    Quem acha que não, então que aproveite e encomende ovinhos de chocolate para o coelhinho, na Páscoa que está chegando aí!

    Finalizando, que seja lembrado aqui que o PMDB pode ter candidato. Quem? Vou arriscar: Greca.

    E como sei que qualquer detalhe será explorado, já vou avisando que, na minha opinião, o Fruet não terá nenhuma dificuldade em explicar uma aliança com o PT.

    Afinal,  sua oposição na Câmara Federal sempre foi focada em princípios, sem demagogia e politicagem. E tem mais. Essa aliança terá as bençãos de Dilma.

    Já, por seu lado, Ducci tem problemas diferentes: provar que possui ideias próprias e que não é preposto de Beto.

    E, claro, trabalhar, e muito, para que as obras da Copa não batam na trave.

    Resumo da ópera. Os contendores já são conhecidos. Não há acordo entre eles.

    Luciano Ducci e Gustavo Fruet.

    Um deles será o prefeito de Curitiba, na Copa do Mundo de 2014.

    Aguardemos.



    Publicado por jagostinho @ 08:34



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

24 Respostas

WP_Cloudy
  • míriam Disse:

    LEIAM COM ATENÇÃO E PERCEBAM O QTO RUI BARBOSA É ATUAL.
    “Política e politicalha não se confundem,não se parecem,não se relacionam uma com a outra.Antes se negam, se excluem,se repulsam mutuamente.A POLÍTICA É A ARTE DE GERIR O ESTADO.Segundos princípios definidos,regras morais,leis escritas,ou tradições respeitáveis.A POLITICÁLIA É A INDÚSTRIA DE O EXPLORAR A BENEFÍCIO DE INTERESSES PESSOAIS.Constitui a política uma função,ou conjunto de funções do organismo nacional:é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma.A politicalha, pelo contrário,é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis.A POLÍTICA É A HIGIENE DOS PAÍSES MORALMENTE SADIOS.a POLITICALHA ,A MORALIDADE DOS POVOS.DE MORALIDADE ESTRAGADA”.
    Meu conselho:antes de votar, abra um olho e na hora de confirmar, ABRA OS DOIS.

  • eduardo zagonel Disse:

    E o assunto ja esta em pauta…. Gustavo e’ infinitamente mais preparado que ducci…. Acho q gustavo tem ampla vantagem do eleitorado… O problema será o partido, coligado ao PT ele perde muito, algum outro partido que queira receber Gustavo? DEM?

  • Homero Disse:

    Concordo com o Zagonel, se for para o PDT+PT pode acontecer com o Fruet o que aconteceu com Osmar Dias. O DEM seria mais palatável para os eleitores do Fruet, acostumados a zoar do PT e do Lula.

  • Moreira Disse:

    Discordo do amigos Zagonel e Homero.

    O problema do Osmar, foi ter se unido ao seu ex-arqui-rival Roberto Requião. O PT nunca gerou essa repulsa, vide a votação expressiva da Gleisi aqui em Curitiba.

    Eu imagino que o Gustavo em qualquer partido, com uma boa coligação que lhe forneça um ótimo tempo de TV será eleito em primeiro turno.

    Independente se ele for pro PDT, PT, PSC, PV ou PMDB.

    Mas acho que ele fica entre PDT e PT.

  • Valmor Stédile Disse:

    Contestei em alguns blogs a inverdade que tentaram disseminar sobre o apoio do PDT a Luciano Ducci (PSB) nas próximas eleições, vinculando foto do encontro dos três vereadores pedetistas com a afirmação de que “a relação com o prefeito é de alto nível e ele terá apoio nos projetos que beneficiem a população”. E de fato, além do que a frase verdadeiramente expressa, não há nada que amarre o PDT nesses rumos tortuosos do oficialismo que atentam contra o estatuto partidário e a legislação vigente.

  • Nivaldo Orlandi Disse:

    Caro Stédile,

    Oportuna tua advertência sobre a ilação de que, “a relação com o prefeito é de alto nível e ele terá nosso apoio nos projetos que beneficiem a população”, apressadinhos com interesses não confessáveis, já dariam como certo que o CANDIDATO À PREFEITO DO PDT EM CURITIBA, seria o atual prefeito do PSB.

    A propósito, pauta sendo discutida, nos NUCLEOS DE BASE, é exatamente sobre o tema candidatura à prefeito: PDT DEVE LANÇAR CANDIDATURA PRÓPRIA À PREFEITO EM 2012, na cidade de CURITIBA? Por que? Quem o NUCLEO DE BASE indica?

    Estatuto de nosso partido reza que na CONVENÇÃO DO PDT para Escolha de CANDIDATO À PREFEITO a se realizar em Junho de 2012, NUCLEO DE BASE tem direito de voto, ZONAIS DO PDT, também. Não é exagero afirmar que serão os NUCLEOS DE BASE DO PDT a definir quem será o candidato à prefeito do PDT. Para isso, precisam os NUCLEOS DE BASE estarem constituídos e em funcionamento até Junho próximo. Seria interessante que a jornalista fizesse sondagem junto aos núcleos do PDT em torno de 60, pra sentir quem eles querem pra prefeito do PDT em 2012.

  • Antunes Disse:

    Beto Richa está sendo fiel ao aliado Ducci, mas esquece que ao perder a prefeitura acaba por arriscar a reeleição. Pois se Fruet se eleger pelo PDT, por exemplo, nas eleições para o governo vai naturalmente apoiar a Gleisi que poderá provocar um 2º turno. O que dá a certeza à Richa que Ducci ganha a eleição? Será que ele acredita que consegue transferir votos para o Ducci, ela não pensou que se Fruet repetir a votaçao para o senado na prefeitura ganha a eleição no primeiro turno? O mesmo podemos dizer de Gleisi no governo estadual. Quanto ao Greca, ele não leva, mas é uma boa pedida para ajudar a puxar votos para vereadores. E eu não descarto um apoio do PMDB ao Fruet. Ainda tem muito água para passar debaixo da ponte, mas o melhor canal para acompanhar esta contenda é aqui neste blog.

  • DOUTOR X. Disse:

    Jota,

    Colocação muito lúcida. O maior exemplo de que o Fruet pode ir para o PT é o Flávio Arns.

    O Arns foi Senador pelo PT, candidato a Governo pelo PT e depois correu para o PSDB onde é vice-governador.

    Hoje, não existe mais essa história de ideologia partidária.

    Parabéns pelas ponderações

  • elias glaucio Disse:

    Se o Fruet for para o PDT e fizer uma coligaçao com o PT, Ducci leva.O eleitor curitibano e anti-petista desde de criançinha.Se ele for para qualquer outro partido,leva.
    Teu raciocinio tem logica,pois voce ja mediu a temperatura de ambos.Mas continuo achando que o PSDB nacional vai influir na decisao de Richa.

  • Vitor Disse:

    eu acho mesmo é que o Fruet irá para o PDT, irá se candidatar, e irá disputar o segundo turno com Ducci, com o apoio do PMDB e do PT, porque provavelmente esses dois devem lançar candidato proprio no primeiro turno.

  • Nascimento Disse:

    Como sempre, uma bela análise, Jota. isto só acontece pq vc transita bem em todas as areas e partidos. Bom para nós, seus leitores. Parabens.

  • Esekiel Disse:

    Vc disse bem Jota. Vão querer pegar no pé do Fruet pq era oposição ao Lula na Camara federal. Mas que bom que tivemos uma oposição como a dele. Sempre decente e ético. O povo sabe distinguir. O PT também.

  • Tucano Disse:

    Lamento que o meu partido abra mão de Fruet para apoiar o prefeito/reserva. Eu não votei no Ducci. O Beto está errado em barrar o Fruet. Vai perder a capital do estado.

  • cavalão de ponta Disse:

    Até no Partido dos saboneteiros , se for fundado, o Fruet leva essa eleição. O Ducci não dá nem pro cheiro. Só o betinho não ve. Alias p Betinho gosta tanto de Curitiba que foi ver o carnaval na Sapucaí. Arranjou uma casquinha pra ele e pra família no camarote de uma cervejaria. Isso que é gostar de aparecer. O povão que se lixe

  • Jurassico Disse:

    Ducci vai congelar as passagens até a eleição do ano que vem? Acho que sim. Fujão, não teve coragem de assumir o aumento na calada da noite da sexta de carnaval. Como quer ganhar uma eleição do fruet? Coitadinho. Fraquinho….

  • Tavares Disse:

    O Fruet já tinha que ter saído do Psdb, depois do que fizeram com ele no ano passado. Só o Alvaro Dias o ajudou. O resto foi tudo traíra. Tambem querer oq com Beto, Rossoni, Traiano e cia? Bando que gosta de uma deslealdade que só!!! Cai fora logo Fruet.

  • Istênio Disse:

    Acho que até no PT que tem um bando de extremistas é melhor para o Fruet do que no PSDB. Melhor lidar com gente agressiva do que com caras que falam manso e são uns mentirosos. Fruet prximo prefeito de Curitiba !!!

  • Mariazinha Disse:

    Acho que o Ducci está surpreendendo e quietinho vai fazendo um belo trabalho. Merece mais 4 anos.

  • Jacob Disse:

    Putz mariazinha !!! Cobra mandada vc hein? Que que o Ducci fez até agora? Nada. É só ver a saúde, os aumentos dos onibus entupidos, o lixo, o transito caótico. Esse é um interino que não funciona. Muito ruim.

  • Tina Disse:

    Prefeito/estepe será sempre estepe. Um boneco do beto. Sem personalidade.

  • Gabriel Disse:

    Eu sempre pensei nessa situação do curitibano ser anti-PT,
    mas foi bem lembrado pelo companheiro mais acima que a Gleisi foi até bem votada na capital.
    E o Fruet precisa de tempo de TV. O Ducci terá PSDB, DEM, PPS e outros.
    O Ducci só com o PDT, apesar de ser forte, fica ainda mais para trás,
    já que o Ducci terá a máquina estadual forte na campanha.
    Para o PMDB acho que o Fruet não irá. O Requião não deixa. rs
    Bom, o Ducci vai crescer, aparecer e essa eleição pode ficar bem emocionante.
    E vamos acompanhando tudo por aqui.

  • Gabriel Disse:

    Corrigindo, “O Fruet só com o PDT..” e não o Ducci, como postei. rs

  • RODRIGUES Disse:

    O O DUCCI OU FRUET, GOSTARIA QUE SE PAÇA UMA PESQUISA…

  • RODRIGUES Disse:

    O O DUCCI OU FRUET, GOSTARIA QUE SE FAÇA UMA PESQUISA.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.