Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 02out

    BEM PARANÁ O PORTAL PARANAENSE/JOSIANNE RITZ

    Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT): de olho na pesquisa que o tucano quis calar (foto: Franklin de Freitas)

    Pouco antes das 23 horas de sexta-feira (1), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu  liberar a pesquisa Ibope para o governo do Estado que até então estava impugnada a pedido da chapa do candidato tucano ao governo Beto Richa.

    O número da decisão liminar é 330537 e foi proferida pelo Ministro Marco Aurélio, com base na liberdade de informação.

    Ou seja, a partir de agora dos dados podem ser divulgados por determinação do TSE.

    Os dados, que teriam sido colhidos entre quinta-feira e sexta-feira, devem ser divulgados na manhã deste sábado (2) pela Rede Paranaense de Televisão.

    Foram feitas 2002 entrevistas em vários municípios do Estado, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

    Será a única pesquisa eleitoral recente sobre a disputa pelo governo do Paraná divulgada nas duas últimas semanas, porque a estratégia de Beto Richa tem sido pedir a impugnação de todas elas e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) tem aceitado e vetado as sondagens.

    Após recursos negados no TRE, os institutos resolveram apelar ao TSE. Além do Ibope, que conseguiu a liminar, o Datafolha também aguarda decisão do TSE.

    Na quinta-feira, até mesmo as pesquisas registradas pelo Instituto Alvorada foram suspensas por determinação do pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), contrariando parecer do juiz auxiliar Juan Pereira Sobreiro que negou liminar para suspensão da pesquisa a pedido da coligação Novo Paraná, de apoio a Beto Richa (PSDB) e do candidato ao governo Robinson de Paula (PRTB).

    Nenhum instituto conseguiu nos últimos 20 dias divulgar qualquer pesquisa sob o pretexto de terem um plano amostral não detalhado nos itens nível econômico e grau de escolaridade.

    “Eu advogo na Justiça Eleitoral desde 1994. Passei por campanhas como do Requião, do Lerner e agora do Osmar. Eu nunca vi nada nem parecido em qualquer campanha eleitoral. Quem perde com a impugnação das pesquisas não é o Osmar, é a população – que fica sem acesso à informação. Acho que esse artifício jurídico foi um tiro no pé dado pelo PSDB que vai consolidar uma queda vertiginosa até o dia das eleições”, previu a advogada Carla Karpstein, que defende a Coligação A União Faz Um Novo Amanhã, de apoio a Osmar Dias (PDT).

    A última pesquisa divulgada no Paraná foi do Datafolha no dia 16 de setembro. De lá para cá, todas as pesquisas sofreram pedido de impugnação.

    Os pedidos ocorreram exatamente no momento em que Beto Richa começava a cair nas amostragens e o segundo colocado, Osmar Dias, havia conseguido reduzir a diferença provocando um “empate técnico”, se considerada a margem de erro.

    Publicado por jagostinho @ 01:59



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

18 Respostas

WP_Cloudy
  • Tweets that mention Jota Agostinho » Arquivo do Blog » TSE ACABA COM CENSURA NO PARANÁ !!! IBOPE LIBERADO -- Topsy.com Disse:

    […] This post was mentioned on Twitter by anderson vietro, Jota Agostinho. Jota Agostinho said: TSE ACABA COM CENSURA NO PARANÁ !!! IBOPE LIBERADO – http://bit.ly/9jqasy […]

  • Nascimento Disse:

    Pq será que a RPC n divulga logo? Esperar até sábado a noite? se Beto censura consegue em Brasilia derrubar a liminar? e daí? Não seria jogo duplo esta demora da RPC? Se tem liminar divulga na hora.!! PQP

  • Gregório Disse:

    Com pesquisa ou sem pesquisa o povo amanhã vai dar um chute no bum bumzinho do Play boy e manda-lo para o Aterro da Caximba. Essejá era ! Esqueçam esse cara e votem no Osmar>

  • Fagundes Filho Disse:

    Com que cara vão ficar esses juizes do Paraná que em colegiado impugnaram a pesquisa do IBOPE e agora o TSE libera. Aí tem. Que vergonha !

  • Quincas Disse:

    Estes institutos , todos mancumunados com o Veto Tricha tb n fizeram nenhum esforço para liberar suas pesquisas. Tudo maracutaia.

  • genysa Disse:

    Na verdade quero que enfiam esta pesquisa do IBOPE no rabo. Não preciso de IBOPE para votar no melhor: Osmar neles !!!!

  • Walter Fuyr Disse:

    Tb sou contra essa divulgação. Povo do paraná vai provar, escolhendo o Osmar, que não precisa de pesquisas fajutas para escolher o melhor !!!

  • ROBERT Disse:

    Chega de pesquisa. Devia ser proibida no Brasil todo. Só picaretagem. Vamos eleger Osmar Dias sem pesquisa nenhuma. Sabemos escolher. Conhecemos mentirosos e traíras de longe !!!

  • Paulo Cesar Disse:

    Ok, Fio… Mas cade os numeros da pesquisa???????

  • CLOVIS PENA - Disse:

    A RPC DEVERIA TER DIVULGADO O RESULTADO NO PRIMEIRO JORNAL E NO SITE.

    Fico a imaginar o TAMANHO e o CUSTO da estrutura jurídica necessária para acompanhar e compor reclamações judiciais em relação a tudo o que se publica e que não seja favorável a um candidato.

    ??????

  • Gelson Disse:

    Fiquei preocupado agora… Pq só liberaram a do IBOPE? E só no último dia? Será que isso não foi uma articulação da RPC macumunada com o Richinha? Aguardemos…

  • Carlos . Disse:

    A polêmica e discutível decisão do ministro Marco Aurélio Mello, primo do Collor de Mello, de liberar o IBOPE

    O ministro do STF Marco Aurélio Mendes de Faria Mello a revelia da Justiça do Paraná, que é contra, liberou a antes proibida e hoje defasada pesquisa do IBOPE.

    O ministro Marco Aurélio atendeu ao recurso do IBOPE, Instituto de pesquisa ligado a Globo, contra a decisão do juiz eleitoral do Paraná Luciano Carrasco. Ele, na última quinta-feira, havia suspendido a divulgação da pesquisa. O pedido para proibir a divulgação do levantamento havia sido feito pela coligação do candidato ao governo Beto Richa (PSDB).

    A decisão de quinta-feira de Carrasco foi mantida anteontem pelo plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), que recusou o primeiro recurso do IBOPE. Segundo o instituto, os argumentos usados para desbloquer a pesquisa no TSE foram os mesmos rejeitados pela Justiça do Paraná.

    O ministro Marco Aurélio de Faria Mello, por coincidência, foi nomeado pelo ex-presidente cassado Fernando Collor de Mello, seu primo, em Maio de 1990 e este embora no passado tenha sido o principal inimigo do Lula do PT, este que é dono da TV Gazeta de Alagoas, retransmissora da rede Globo, hoje posa abraçado com o presidente petista nas fotografias e apóia a Dilma. Outro que é dono de canal retransmissor da Globo é o senador José Sarney (PMDB),que também é muito influente junto ao STF e aliado do PT, e por conseguinte do Osmar.

    A Coligação Novo Paraná recorreu da decisão do ministro Mello por a considerar injusta.

    Collor e Lula:

    http://2.bp.blogspot.com/_hQtwU4J8DBc/S9w-NzOQ-zI/AAAAAAAAJsM/DNQB5K4SXws/s1600/lulacollor1.jpg

  • luiz Disse:

    Acessem o link:
    http://www.olhonamira.com.br/blog/?p=4495
    Tem coisa interessante acontecendo.

  • L.H. Bona Turra Disse:

    DO POSSÍVEL GRAU DE INFLUÊNCIA DAS PESQUISAS ELEITORAIS

    De acordo com os experimentos de Asch (1951), relatados por N. Bobbio (*), é de 37% a tendência de alinhamento das pessoas a um juízo afirmado como sendo da maioria. (*) BOBBIO, Norberto et alli. Dicionário de Política, Editora UnB, 6a. ed., 1994.

  • Gabriel Disse:

    Vamos Paraná, vamos!
    Osmar governador.
    Com ou sem pesquisa!

  • João Augusto Disse:

    A resposta para esta safadeza será nass urnas!!!!

    OSMAR NELES!!!!!!!!!

  • celso Disse:

    eu fui pesquisado agora pelo IBOPE

  • sou contra o ibope Disse:

    o ibope faz pesquisas que não batem 80% de aprovação do governo lula dilma era para ser presidente do brasil no 1 turno e como outros candidatos que ibope errou não e´pelo numero pequeno que se deve avaliar pelo todo fim as pesquisas as urnas o povo deve dar veredito final as pesquisas manipula opião de algumas pessoas

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.