Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 20jul

    bem, mas nem tanto

    Pesquisa do Ibope encomendada pela Bandnews FM/Curitiba, foi divulgada hoje pela manhã pela emissora. Ao observarmos atentamente a pesquisa no site do Ibope- www.ibope.com.br – percebemos que a pesquisa foi feita, explicitamente, com a clara a intenção de avaliar a popularidade de Beto Richa, prefeito de Curitiba.

    Tudo em função dos desdobramentos das denúncias apresentadas pelo Fantástico, há um mês atrás. Válida a iniciativa da Bandnews, pois assim torna pública a divulgação. Afinal, com certeza, o PSDB deve ter muitas pesquisas feitas com a mesma intenção, mas para uso interno.

    Fiz uma análise atenta, pois sou entusiasta deste tipo de trabalho. Tudo por que, sem uma lupa, pode haver equivocos  quanto ao que está sinalizando uma pesquisa.

    De cara, fica a dúvida. O Ibope fala em  805 entrevistas pessoais. Não informa se domiciliar ou por telefone. Pessoal não é sinônimo de domiciliar. Quem entende de pesquisa sabe a diferença brutal entre perguntar, olho no olho e por telefone.

    Na página 5 do relatório do Ibope está a pergunta mais importante da pesquisa. Na chamada espontânea. Eis os dados:-

    Beto- 21%/Requião- 6%/Álvaro-3%/Osmar-3%/Gleisi-1%/Pessuti-1%/Outros com menos de 1%-2%/Brancos e Nulos-8%/Não sabem- 55%.

    Mais de metade da população curitibana não sabe em quem vai votar para governador. Apesar de disparado na frente, Beto, com 21% deve preocupar-se, pois, pouco mais de oito meses  atrás, espontaneamente, 77% dos eleitores curitibanos foram às urnas e votaram em seu nome.

    Na pesquisa estimulada, quando é apresentada um lista ao entrevistado, foram montados 4 cenários.

    Aí a pesquisa apresenta grave equívoco. Afinal, dos 4 cenários colocados, 3 não são factíveis. É só levar em consideração os fatos políticos atuais.

    Só é válido o cenário 1 : Beto 63%/Osmar 14%/ Pessuti 4%/Burko(?) 0%/Branco e Nulos 13%/Não sabem 6%.

    Os cenarios 2- 3 e 4 não devem ser considerados. O 2 é Beto/Gleisi/Pessuti/Burko- Nem Gleisi , nem Burko são candidatos.

    O cenário 3 é Alvaro/Osmar/Pessuti/Burko – Álvaro não concorre contra Osmar e vice-versa.

    Cenário 4 – Álvaro/Gleisi/Pessuti/Burko- mesma situação do cenário 2.

    Numa pesquisa, quase sempre, o pesquisador faz o que quem encomenda, pede. Alguém está errado.

    Já, na pesquisa sobre a avaliação da administração do Prefeito Beto Richa, os resultados são muito animadores. Pode-se concluir que a blindagem do prefeito ainda está bastante robusta.

    Mas uma coisa é aprovar a administração e outra é votar. Água e azeite. Não dá para misturar. Os fatos políticos, num passado recente, comprovam isso.

    No ítem rejeição, outro equívoco. Coincidentemente, não foram aferidas as rejeições de Gleisi e Burko. Interessante. E sobre o Pessuti, vice-governador, que mostra bons números para quem foi lançado a pouco como pré-candidato, a pesquisa ignora sua rejeição.

    Os três considerados, na rejeição, têm esses números: Osmar 29% – Álvaro – 28% e Beto – 17%.

    Agora, é aguardar as próximas pesquisas. Tomara que melhor  formuladas.

    Publicado por jagostinho @ 18:20



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

12 Respostas

WP_Cloudy
  • nascimento Disse:

    Hj tá duro te acessar. Só agora. Jota, no rádio vc é campeão em análise. Volta, po! Quanta a essa pesquisa, vc está certo. Já que fazem, que façam bem feita!

  • clovis Disse:

    eta pesquisa fajuta. O beto pensa que tá. Tá não.

  • januario Disse:

    ué? Pesquisar gente q não é candidato? Aí tem !!!! Oh bandnews. Vcs tb???

  • Valmir duchesi Disse:

    como gostam de enganar o povo. E o Betinho dizendo q n é candidato. Me poupa boyzinho do Batel!!

  • nelson Disse:

    Vc n perde por esperar zé bonitinho Richa. As coisas ainda nem começaram. Kero ver como vai ser qdo o resto for denunciado.

  • benjamim Disse:

    vai treinando como motorista de onibus. Vai precisar qdo levar um pontapé na bunda ano que vem.

  • bia Disse:

    quanto ódio contra o Beto. N sei pq isso.

  • valdair Disse:

    a bandnews n é do joel maluceli? Está explicado. Outro boyzinho. Já foi até condenado. Não dá para esperar muito dos dois juntos.

  • Marcio Disse:

    para essa turma que fez as maracutais do Comitê Lealdade, uma pesquisinha fajuta, que diferença faz? Estão desesperados. Mas vem mais por AÍ.

  • Mario Sérgio Disse:

    Po. Só vc Jota. Pois nos outros blogs parece que já teve eleição, Uma vergonha. cade a oposição?

  • luis antonio Disse:

    essas rádios acham que somos imbecis. Vão ver nas eleições.

  • Monique Disse:

    Jota, a pesquisa foi feita por telefone. Minha mãe foi uma das 805 pessoas entrevistadas, e pelo telefone é muito ruim, pois ela ficou super confusa.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.