Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 16fev

    TRIBUNA/PR

     

    Remédio israelense é promessa contra covid-19 e outras doenças. Entenda como ele funciona

     

    Foto: Pixabay.

     

    O anúncio de um possível tratamento contra a covid-19 pelo centro médico Ichilov, de Israel, na última semana, chamou atenção de pacientes, médicos e pesquisadores. Nomeado de EXO-CD24, a nova tecnologia mudaria a forma de tratar doenças que atrapalham o sistema imunológico, como a infecção pelo Sars-CoV-2.

    Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que deve se encontrar nesta sexta-feira (11) de modo virtual com o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu para conversar sobre esse “remédio”.

    Dos 30 pacientes com casos moderados a grave da covid-19 que foram testados com a substância, 29 tiveram uma recuperação completa em cinco dias. Em média, um paciente que desenvolve quadros mais severos da doença permanece internado por até três semanas.

    O número de participantes, no entanto, é muito baixo para concluir a eficácia da substância, e não houve também uma comparação com um grupo controle — pacientes que não receberam o EXO-CD24. Não ficou claro, ainda, qual foi o tratamento completo que esses participantes receberam, além da substância em teste. Como explica o farmacêutico Leandro Medeiros, sem essas informações, não há como afirmar o papel exato do EXO-CD24 contra a Covid-19.

    “O que se espera é a publicação sobre esse estudo, para entender como os pacientes foram selecionados e como foram manejados, se foram dados anticoagulantes, ou a dexametasona, que é um corticoide com evidência científica [contra a Covid-19]. Sem isso, não dá para dizer com segurança”, explica o especialista, que é professor e pesquisador de Farmacologia na Universidade Católica de Pernambuco.

    Publicado por jagostinho @ 12:51



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.