Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 29ago

    BEM PARANÁ/CULTURA

     

    Curitiba recebe a maior festa eslava do Paraná, a Feira de Poltava

     

    (Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)Neste final de semana, no sábado (31) e domingo (1º), o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava promete trazer a Curitiba uma experiência única através da Feira de Poltava, a maior feira eslava do Paraná (Clube Poltava – Rua Pará, 1035, Água Verde).A ideia é recriar o ambiente dos mercados populares da Ucrânia, permitindo que os visitantes façam compras enquanto degustam delícias culinárias e assistem a apresentações artísticas.

    Este ano, serão 30 expositores e 10 grupos folclóricos com números de dança, canto e música.

    “Esse é um evento completo, voltado para quem quer experimentar, ver, ouvir e sentir as tradições de nossos antepassados”, comenta a presidente do Grupo Poltava, Simone Gondro.

    Também chamada de Poltavskyi Yarmarok (pronúncia: “Poutálskei Iármarók”), a feira conta com atrações para todas as idades e a entrada é gratuita.

    Na edição anterior, mais de 3 mil pessoas passaram pelo espaço. A culinária típica também é destaque do evento.

    Tradição e significado

    Rico em detalhes, o artesanato eslavo possui distintos significados desde sua confecção.

    Cada desenho e forma empregados na execução dos objetos possui um valor místico, que é repassado aos que os adquirem ou são presenteados com eles.

    Para a Poltavskyi Yarmarok, os expositores trazem artigos ucranianos e poloneses como cerâmicas, pinturas, decorações, vestimentas, acessórios e bordados – além das tradicionais Pêssankas (amuletos em forma de ovos, pintados à mão), que já se tornaram símbolo da cultura paranaense.

    A culinária típica também é destaque do evento.

    Há pratos quentes, como vareneke (lê-se: “varêneque” – pastel cozido com recheio de batata e requeijão), holubtsi (lê-se: “roluptchi” – charuto de folhas de repolho com recheio de trigo e arroz) e borsch (lê-se: bórstch – sopa de beterraba com carne); sobremesas e doces, como o kutiá (lê-se: cutiá – doce gelado com trigo, mel e castanhas); e também lanches leves, adaptados com ingredientes tradicionais da cozinha ucraniana.

    O Grupo Folclórico Ucraniano Poltava

    Criado em 1981, o Grupo Folclórico Ucraniano Poltava promove atividades socioeducativas e culturais em suas dependências, no bairro Água Verde, em Curitiba.

    Com o objetivo de difundir a cultura e receber a todos os interessados em seus departamentos de artesanato, canto, dança e música, são mais de 300 componentes ativos envolvidos em ações de aprendizado e preservação das tradições ucranianas.

    Serviço

    • 4ª Poltavskyi Yarmarok – Feira de Poltava
    • Datas: Dias 31 de agosto e 1º de setembro – sábado, das 10h às 22h e domingo, das 12h às 20h
    • Local: Clube Poltava – Rua Pará, 1035, Água Verde

    Entrada franca

    Publicado por jagostinho @ 16:43



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.