Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 19set

    DIÁRIO DOS CAMPOS

    Ratinho Junior (PSD) venceria a eleição para governador do Paraná já no primeiro turno, segundo pesquisa do Instituto Radar encomendada pela Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI) . Ratinho Junior lidera a intenção de votos com 40,1% na pesquisa estimulada. A soma de todos os outros candidatos é de 31,6%. Os eleitores indecisos representam 16,5%  e os votos brancos e nulos 11,0%

    Em segundo lugar, com 17%,aparece Cida Borghetti (PP). João Arruda (PMDB) é o terceiro colocado (7,4%), seguido por dr. Rosinha do PT com 4,6%. Os outros candidatos estão com índice abaixo de 1%. Professor Ivan Bernardo (PSTU) tem 0,8%,  Ogier Buchi (PSL) 0,7%,  Jorge Bernardi (REDE) 0,7%, Professor Piva(PSOL) 0,7%, Priscila Ebara (PCO) 0,3% e Geonísio Marinho (PRTB)  0,2%.

    Ogier Buchi aparece no levantamento porque quando a pesquisa foi a campo seu nome ainda constava na relação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Na última terça-feira (18),  o candidato do PSL, teve sua candidatura indeferida pelo TRE por unanimidade.

    Na soma dos votos válidos, Ratinho Junior consolida a vitória no primeiro turno com 55,3% das indicações.  Os outros candidatos, todos somados alcançam 44,7%: Cida Borghetti (23,4%), João Arruda (10,2%), dr. Rosinha (6,3%), Professor Ivan Bernardo 1,1%,  Ogier Buchi (1,0%),  Jorge Bernardi (1,0%), Professor Piva (1,0%), Priscila Ebara (0,4%) e Geonísio Marinho (0,3%).

     

    CIDA TEM MAIOR REJEIÇÃO

    O Instituto Radar também perguntou em qual candidato o eleitor jamais votaria. Cida Borghetti tem a maior rejeição com 22,7%, praticamente o mesmo índice de  dr. Rosinha que é 22,2%.  Ratinho Júnior tem 19,3% e João Arruda 12,3%. Professor Piva tem índice de rejeição de 7,6%, Priscila Ebara (7,4%), Ogier Buchi (7,2%), Geonísio Marinho (6,6%), Jorge Bernardi (6,5%) e Ivan Bernardo (6,3%). O resultado do índice de rejeição é um resultado múltiplo, pois cada entrevistado pode indicar mais de um candidato que não votaria e soma dos votos na pesquisa totalizou 151,4%. Entre os eleitores consultados, 33,3% não se manifestaram.

     

    METODOLOGIA

    A pesquisa Radar Inteligência – Eireli ME –  foi realizada de 14 a 17 de setembro. A amostragem somou  1.494 entrevistas com margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e  intervalo de confiança de 95,5%. A pesquisa foi contratada pela Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI) e está registrada sob o número  PR-05041/2018.

    Publicado por jagostinho @ 10:27



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.