Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 22ago

    BEM PARANÁ/POLÍTICA EM DESTAQUE/NARLEY RESENDE

     

    TRE rejeita pedido de impugnação da pesquisa Ibope no Paraná

     

    TRE rejeita pedido de impugnação da pesquisa Ibope no Paraná

    (Foto: Narley Resende)

     

    O desembargador Tito Campos de Paula, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou o pedido da coligação do candidato ao governo do Paraná Ratinho Junior (PSD, PSC, PV, PR, PRB, PHS, PPS, PODE E AVANTE)  para impedir a  publicação da pesquisa Ibope prevista para esta quarta-feira (22). 

    Na ação, os advogados argumentam que é “insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes; insatisfatória informação quanto à fonte pública de dados utilizada para confecção do plano amostral”.

    O desembargador liberou pesquisa com determinação de que a divulgação da pesquisa seja realizada com o esclarecimento de que “A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, interessados diversos, que questionam a confiabilidade do resultado, alegando haver irregularidade na utilização do critério “PEA / NÃO PEA” (População Economicamente Ativa e População Não Economicamente Ativa).

    A divulgação da pesquisa somente é permitida com essas ressalvas e a sua divulgação sem essas informações acarretará multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) ao responsável pela divulgação. 
     

    Pesquisa

    O instituto Ibope Inteligência registrou a pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) no dia 16 de agosto para sondar intenções de voto ao governo do Estado e às duas vagas ao Senado pelo Paraná, com questionários espontâneos e estimulados.

    Esta será a segunda pesquisa após as convenções partidárias que definiram as candidaturas no Paraná. (Veja a primeira)

    O Ibope também mede índice de rejeição dos candidatos. Os questionários já foram aplicados e a pesquisa deve ser divulgada nesta quarta-feira, dia 22, pela RPC TV, que contratou o levantamento. 

    Para o governo, os dez candidatos aparecem nomeados na pesquisa como Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), Cida Borghetti (PP), Doutor Rosinha (PT), Geonisio Marinho (PRTB), João Arruda (MDB), Ogier Buchi (PSL), Professor Piva (PSOL), Professor Ivan Bernardo (PSTU), Priscila Ebara (PCO) e Professor Jorge Bernardi (REDE). 

    Para o Senado, os 14 candidatos são Alex Canziani (PTB), Beto Richa (PSDB), Compadre Luiz Adão (DC), Flavio Arns (REDE), Gilson Mezarobba (PCO), Jacque Parmigiani (PSOL) Mirian Gonçalves (PT), Nelton (PDT), Oriovisto Guimaraes (PODE), Requião (MDB), Rodrigo Reis (PRTB), Roselaine Barroso Ferreira (PATRI), Zé Boni (PRTB) e Rodrigo Tomazini (PSOL). 

    Foram ouvidos 1.008 eleitores em todas as regiões do Paraná.

    O registro da pesquisa é PR-04869/2018.



    Publicado por jagostinho @ 09:36



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.