Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 09abr

    IBOPE / CBN CASCAVEL

    Neste momento, Ratinho Junior aparece numericamente à frente, mas em situação de empate técnico com Osmar Dias na disputa pelo Governo do Paraná

     

    O IBOPE Inteligência, a pedido da Rádio CBN Cascavel, realizou uma pesquisa de intenção de voto para a próxima eleição estadual no Paraná. As entrevistas foram realizadas entre os dias 03 e 05 de abril e neste momento – em que as candidaturas não estão oficialmente definidas – os cenários testados consideram possíveis nomes para a disputa. Ratinho Junior (PSD) e Osmar Dias (PDT) estão empatados tecnicamente, com 34% e 28% das intenções de voto respectivamente, considerando a margem de erro da pesquisa que é de 3 pontos percentuais. Em outro patamar aparecem a atual Governadora Cida Borghetti (PP) com 5% e Dr. Rosinha (PT) com 3%. No atual levantamento, os eleitores paranaenses que declaram votar em branco ou nulo somam 24% e outros 6% não sabem ou não respondem.

     

    Pergunta: Se a eleição para Governador do Paraná fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem o(a) sr(a) votaria? (%)

     

    Intenção de voto espontânea
    Na pergunta espontânea, quando não há a apresentação do disco contendo o nome dos possíveis candidatos, 64% dos eleitores não sabem ou não respondem à pergunta e outros 19% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Ratinho Junior é citado por 4% dos eleitores, enquanto Álvaro Dias (Podemos), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB) aparecem com 3% das menções espontâneas cada um. Osmar Dias é lembrado por 2% dos paranaenses e os demais possíveis candidatos têm 2% ou menos das citações.

     

    Conhecimento dos pré-candidatos
    Foi investigado também o grau de conhecimento para cada um dos possíveis candidatos. Osmar Dias e Ratinho Junior são os mais conhecidos, sendo que, 57% dos entrevistados declaram que conhecem bem ou mais ou menos o primeiro e 53% fazem tal declaração em relação ao segundo. Por outro lado, Dr. Rosinha é o mais desconhecido, uma vez que 63% declaram que não o conhecem. Praticamente dois quintos (39%) dos entrevistados afirmam que não conhecem Cida Borghetti, enquanto 33% a conhecem só de ouvir falar.

     

    Rejeição
    O IBOPE Inteligência perguntou em quais dos possíveis candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. Dr. Rosinha é o mais citado (53%), seguido por Cida Borghetti (40%). Cerca de um quinto não votaria de jeito nenhum em Ratinho Junior (22%) e Osmar Dias (21%). Aqueles que preferem não responder correspondem a 10% da amostra e 6% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um nome.

     

    Intenção de voto estimulada para o 2º Turno
    Na simulação de segundo turno com os nomes de Ratinho Junior e Osmar Dias, o pedetista e o pessedista aparecem tecnicamente empatados. Considerando o embate desses com os outros possíveis candidatos, ambos aparecem com vantagem em relação aos demais.

     

    Principais problemas do estado
    O IBOPE inteligência também perguntou a percepção da população sobre as principais áreas problemáticas do Paraná. A área da Saúde aparece em primeiro lugar, com 62% de citações, seguida pela Segurança Pública (42%), Educação (32%) e Geração de Empregos (29%). Estes percentuais correspondem à soma das três áreas que os entrevistados poderiam mencionar.

     

    A pesquisa
    A 1ª pesquisa Ibope/CBN Cascavel foi realizada entre os dias 03 e 05 de abril de 2018. Foram entrevistados 1.008 votantes. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do estado do Paraná sob o protocolo Nº PR-06410/2018.

     

    Confira aqui os detalhes da pesquisa:

    JOB_0415_PARANÁ – Relatório de tabelas (1)



    Publicado por jagostinho @ 15:35



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.