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  • 15set

    VEJA.COM – SAÚDE

     

    Pular por dois minutos todo os dias reduz risco de osteoporose

     

    De acordo com novo estudo, idosos que realizaram exercícios com uma perna só diariamente tiveram aumento da densidade óssea — uma melhora também capaz de prevenir fraturas no futuro

     

    Idoso
    Os idosos que pularam durante dois minutos por dia, apresentaram um aumento de até 7% na densidade óssea da parte externa do osso (córtex) e também na densidade da camada de osso esponjoso(iStock/Getty Images)

     

    Pular por dois minutos diariamente pode fortalecer os ossos do quadril de pessoas mais velhas, reduzir o risco de fratura após uma queda e diminuir a probabilidade de desenvolver osteoporose.

    É o que diz um estudo publicado na edição de setembro da revista científica Journal of Bone and Mineral Research e conduzido por pesquisadores da Universidade de Loughborough, na Grã-Bretanha.

    Participaram da pesquisa 34 homens com idade entre 65 e 80 anos que, durante um ano, executaram um programa de exercícios distribuídos aleatoriamente que envolviam saltar em apenas uma perna.

    Os voluntários foram orientados a evitar quaisquer outras alterações em sua atividade física ou hábitos alimentares durante o período do estudo.

    Os resultados mostraram que houve uma melhora de até 7% na densidade óssea da parte externa do osso e também na densidade da camada de osso esponjoso.

    De acordo com os pesquisadores, a melhoria mais importante foi o aumento de massa nas áreas mais finas do osso, que consequentemente correm maior risco de fratura após uma queda.

    Segundo os autores, estes resultados têm implicações importantes para a prevenção e tratamento da osteoporose, que afeta os idosos e está associada a um risco aumentado de fratura no quadril.

    “As fraturas no quadril são um importante problema de saúde pública entre os idosos, gerando custos econômicos e sociais elevados. Os afetados sentem muita dor, perda de mobilidade e de independência, além do aumento do risco de morte.”

    “Nós sabemos que o exercício pode melhorar a resistência óssea e, por isso, queríamos testar um exercício fácil e rápido para as pessoas praticarem em suas casas”, disse Sarah Allison, uma das autoras do estudo.

    Apesar dos resultados, os autores ressaltam que, como qualquer exercício, é preciso começar a pular devagar e com cautela, pois uma queda poderia causar uma fratura em alguém com ossos fracos.

    Publicado por jagostinho @ 18:51



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