Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 29mar

    BLOG DO FÁBIO CAMPANA

    Margarita Sansone, jornalista, ex-diretora das instituições e serviços da área social da Prefeitura de Curitiba no período em que seu marido, Rafael Greca de Macedo, foi prefeito, faz dramáticas revelações sobre a falência dos programas sociais na atual gestão de Gustavo Fruet.

    O artigo de Margarita, consistente e corajoso, é o que segue:

    FAS-3

    FAS-SOS, portas fechadas em Curitiba!

    FAS1

    Margarita Sansone

    Pedra e cal sobre o portal da antiga casa de Socorro aos Necessitados. Lixo acumulado no portão. Silêncio e medo, onde antes havia atendimento e acolhida com solidariedade.

    Curitiba inspira cuidados, aos 322 anos de sua fundação. Notória falência de serviços públicos que antes nos valeram o Prêmio Mundial do Habitat 1996.

    O local, num prédio histórico de 1930, funcionou desde 1995 como FAS-SOS, central de atendimento a moradores de rua em situação de risco.

    Fechado pelo prefeito Fruet após 20 anos de exemplares serviços à nossa amada Curitiba.

    A central 24 Horas FAS-SOS – acoplada à extinta Fazenda Solidariedade – chegou a acolhar até 800 pessoas por dia, com serviços de albergagem e promoção social.

    Serviço criado por esta repórter , através a Fundação de Ação Social de Curitiba, por nós instituída na gestão do então prefeito Rafael Greca (1993-1996).

    É inestimável minha gratidão à equipe de funcionários públicos municipais de então e, aos que na atual gestão, lutaram até o final contra sua extinção.

    O que fazíamos ali é o mesmo tipo de serviço social de acolhida que o valoroso Papa Francisco acaba de instalar no Vaticano para os moradores de rua.

    A Barbearia do Papa – tal a FAS SOS já fez aqui na amada Curitiba – permite banho, serviço de barbeiro e higienização, troca de roupas, encaminhamento social, busca de trabalho, acesso hospitalar, passagens para reencontro com as famílias, para os barboni , como são chamados os mendigos em Roma.

    Consultado sobre o FAS-SOS, o Google ainda refere a rua Conselheiro Laurindo 792, antiga sede da Sociedade Socorro aos Necessitados.

    E assegura em vistoso grifado azul – Atendimento 24 horas. (sic) É uma pena que a informação seja falsa.

    A FAS já não faz…

    Os moradores de rua , misturados ao lixo e a seus próprios dejetos, vivem em gravíssimo risco, nas calçadas e marquises de Curitiba.

    A FAS já não faz…



    Publicado por jagostinho @ 12:28



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.