Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 20mar

    [email protected]

     ratinho no sedu
    Novos conceitos e paradigmas para o desenvolvimento e a sustentabilidade do território urbano com projetos de capacitação profissional para gestores públicos têm sido a busca constante do secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU), Ratinho Junior e de sua equipe, nos últimos meses.Na tarde desta quinta-feira, 19, Ratinho Junior recebeu em seu gabinete, professores de Universidades da França para estabelecerem uma parceria inédita em um convênio abrangente para a criação do 1º Instituto Superior Avançado em Desenvolvimento Urbano.

    “Queremos formar massa crítica, com técnicos de excelência, em um curso com conteúdo robusto que, ao final de um ano, possam apresentar projetos, em uma ação acadêmica, para transformar a realidade dos municípios”, explicou o secretário.

    Com esta parceria vão surgir reais e novos indicadores de sustentabilidade, dentro do “Metabolismo Urbano”, em um conceito holístico.

    O projeto já está esboçado e passa por ajustes e análises para a aprovação de todas as partes.

    Da França, vieram a arquiteta e diretora Adjunta da École Nationale Supérieure D’Architecture de Nantes, Claudia Enrech, e o engenheiro e diretor de Assuntos Internacionais da Universidade de Compiegne, Max Schaefgger.

    Ambos estavam acompanhados do representante da Maison de France, Carlos Sérgio Asinelli, e do assessor de Projetos da Casa Civil do Paraná, professor Ramiro Wahrhaftig.

    Com Ratinho Junior estavam, do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), o superintendente executivo, Wilson Bley Lipski; a diretora de Operações, Mônica Vieira; o diretor de Administração e Finanças, Claudio Stabile; e o assessor especial, professor Nildo Lubke.

    Na audiência, os parceiros definiram como data de início do curso o segundo semestre deste ano, com término em 2016.

    Para incentivar os agentes públicos e oferecer melhores instrumentos para o trabalho, há previsão de intercâmbios entre os profissionais do Paraná e da França e, ainda, um curso intensivo de francês para os gestores brasileiros que frequentarem o Instituto.

    Ao final do curso, os diplomas vão ter a chancela do Governo do Paraná, SEDU/Paranacidade e das Universidades da França.

    “A inovação é pedagógica para produzir conteúdo ao bem comum, ampliar competências para o bem pensar e bem fazer. Pode ser um projeto preliminar à distância para dar respostas de uma forma acelerada no aprender”, disse em um português perfeito, a francesa Claudia Enrech.

    A princípio cinco são os temas eixos para estruturar o ano: saneamento ambiental, mobilidade e imobilidade urbana – com redes inteligentes -, consórcios municipais, qualidade arquitetônica e atratividade urbana e gestão dos riscos urbanos.

    O secretário sugeriu a existência de uma Academia com laboratórios nos entornos dos polos: nos pequenos, médios e grandes municípios.

    Para diminuição do total dos custos, as parcerias se ampliam também com participação efetiva das Prefeituras e das Universidades. “Vamos, juntos, formar uma rede de profissionais de excelência”, disse Ratinho Junior.

    “Nos próximos dias será preparado o calendário de ações e finalizados os últimos ajustes e detalhes para a assinatura dos convênios com os diversos parceiros, contratação de professores e estruturação da primeira turma, além do primeiro módulo com ateliê”, destacou Wilson Lipski.

    Para o secretário da SEDU, Wahrhaftig elogiou o trabalho realizado em tempo mínimo pela sua equipe.

    “A nossa intenção é induzir as boas práticas na gestão pública”, reafirmou Ratinho Junior.



    Publicado por jagostinho @ 17:37



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

2 Respostas

WP_Cloudy
  • prof. Elisa Disse:

    Este idiota do ratinho, não tem capacidade para alinhar duas ideias ; basta ver o que sua bancada que sustenta o pior governo do Paraná nos últimos tempos, fez em relação aos servidores do Estado ; Jota voce é um cara sensacional, não dê espaço pra esses vagabundos se promoverem , enquanto não explicarem onde enfiaram o dinheiro do Paraná e porque querem usar o dinheiro do Paranaprevidencia, que tem a nossa contribuição mensal de 30 35 anos pra pagar dívidas de campanha, inclusive da ratazaninha; ou voce pensa que fazer 300 mil votos não custa nada.

  • LEO Disse:

    O ratinho disse que a ideia é induzir as boas práticas na gestão pública ; que tal começar pelo conserto das escolas estaduais, que estão um caos; sem luz , cheias de mato , alunos em pé, sem merendeiras e sem professores. O ratinho ja foi pra escola , completou o segundo grau ? Acho que não; e ainda quer ser prefeito de Curitiba ? Se enxergue cara, tem Fruet, Leprevost e Requião Filho; tomara que se for candidato tenha o apoio do desgovernador, daí não paga nem placê .

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.