BLOG MEANDROS DA POLÍTICA
Rodini Netto (*)
O crescimento da adesão à pré-candidatura do senador Roberto Requião (PMDB), pelo interior do estado, já está assustando adversários.
A experiência de três mandatos como Governador, sua linha política clara, e a forma como consegue arrebanhar apoiadores, onde quer que vá, pode ser um claro indicativo de que o seu partido vai acabar decidindo pela candidatura própria, e que esta candidatura vai beneficiar ao grupo ligado ao atual senador.
É claro que Requião tem quem não lhe goste muito (e quem não tem?). Mas a sua pré-candidatura vai ganhando adeptos dentro e fora do PMDB, está crescendo como possibilidade concreta, e vem animando eleitores de toda parte.
Quem deve estar mais incomodado com tudo isso, são os deputados tucano-peemedebistas, que vão “perdendo o controle” dos delegados que vão acabar decidindo pela candidatura própria.
Alguns destes deputados sempre formaram a “tropa de choque requianista”, mas já deram, também, outras “bolas fora”, o que deve impedir o retorno dos mesmos para a base requianista, por motivos óbvios.
Com a possibilidade, cada vez mais crescente, do PMDB na disputa ao governo do Estado, quem tem a ganhar é o povo do Paraná.
O “Volta, Requião” vai crescendo a reboque de uma administração pífia do governo atual, e de uma participação apagada de Gleisi no cenário político estadual, por suas obrigações frente à Casa Civil.
De volta ao senado, Gleisi partiu para o ataque contra o governo Richa, mas pode ser tarde, e seu projeto ainda pode ser suplantado pela campanha peemedebista.
Alguns, dentro do PMDB, já devem estar “engolindo muito seco” com o crescimento real do nome do senador Requião dentro e fora do partido.
(*) Rodini Netto, 43, jornalista. É editor do blog Meandros da Política.