Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 20out

    oito-e-meio-poster-1O Festival Fellini Curitiba vai homenagear, durante a Corrente Cultural 2013, realizada em novembro, os 50 anos do filme 8 ½, dirigido pelo premiado cineasta italiano Federico Fellini. 

    Dentro da programação do evento, o filme será exibido no dia 8 de novembro (sexta-feira), às 18 horas, na Cinemateca de Curitiba.

    O filme figura as principais listas dos melhores filmes já realizados na história do cinema.

    Recentemente, a  “Sight & Sound Magazine”, revista de cinema do British Film Institute, promoveu uma enquete com 358 diretores de 73 países para escolher os maiores filmes de todos os tempos.  

    A enquete também ouviu, leitores, produtores, especialistas e críticos. Oito e Meio, de Federico Fellini, mais uma vez, integrou a seleta lista entre os maiores filmes da história.

    Debate

    Após a projeção do filme, às 20h30, será promovido um bate-papo em homenagem ao jubileu de lançamento da película.

    O debate será mediado pelo promotor e curador do Festival Fellini, Antonio Cava, na Cinemateca de Curitiba.

    “Vamos apresentar ao público algumas nuances e variações deste magnífico filme que revolucionou a história do cinema, além de falar também um pouco sobre a vasta filmografia de Fellini e suas características como diretor e roteirista”, ressaltou Cava.

     Participações

    O debate terá a presença confirmada do argentino Hugo Mengarelli, radicado em Curitiba há mais de 20 anos.

    Com mestrado em cinema e doutorado em artes cênicas pela ECA-USP, Mengarelli é diretor de companhia de teatro, cineasta e professor de cinema e teatro da UFPR.

    O bate-papo ainda contará com a participação de Clóvis Gruner, mestre e doutor em História pela Universidade Federal do Paraná, onde atualmente é professor do Departamento de História (DEHIS/UFPR), atuando nas áreas de Teoria da História e Historiografia, nos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em História, Memória e Imagem.

    Suas pesquisas recentes problematizam as relações entre história e narrativas ficcionais.

    Roteiro Inovador

    8 1/2 inova em termos de roteiro. O filme se inscreve na linha de vanguarda da narrativa contemporânea. Inúmeros filmes e diretores seguiram as inspirações de oito e meio, entre eles:  

    O Show deve continuar (All that Jazz) de Bob Fosse, Memorias (Stardust memories) de Woody Allen, Um doido genial (Alex in Wonderland) de Paul Mazursky, A noite Americana de Truffaut, o musical “Nine” dirigido por Bo Marshall e “Sinédoque, Nova York”, primeiro filme como diretor de Charlie Kaufmann, que em seu roteiro “Adptação” de 2002 afirma que Fellini fez a última revolução em termos de roteiro do cinema.

    Cartazes e Filmografia

    O público terá ainda a oportunidade de visualizar os 23 cartazes de divulgação dos filmes de Federico Fellini e acompanhar, do dia 3 a 8 de novembro, sempre às 18 horas, na Cinemateca de Curitiba, a projeção dos principais filmes do renomado diretor  italiano.

    No dia 3 de novembro (domingo) será exibido o filme Amarcord, lançado em 1973, na Itália, com 125 minutos de projeção.

    Na segunda-feira, dia 4, o público poderá assistir  “Os Boas Vidas – (I Vitelloni, França, Itália, 1953, P&B, 100 min.), com roteiro e direção de Fellini.

    No dia 5 (terça-feira) , será a vez da exibição do filme A Estrada da Vida (La Strada,  Itália, 1954, P&B, 94 min.).

    Na quarta, dia 6, haverá a apresentação do clássio E La nave Va – (E la nave va, França, Itália, 1983, Cor, 128 min.), cujo roteiro Fellini compartilhou com Tonino Guerra.

    A programação segue quinta-feira, dia 7, com a película A Doce Vida – (La Dolce Vita, Itália, França, 1960, P&B, 174 min.), que conta com a atuação marcante de Marcello Mastroianni.

    Para fechar o roteiro, será exibido no dia 8, sexta-feira, o revoluciuonpario Oito e Meio – (8½, Itália, França, 1963, P&B, 114 min) seguido de bate-papo com o público.

    Entrada

    Vale destacar que a entrada é franca e a retirada de ingressos será autorizada uma hora antes na bilheteria da Cinemateca. 

    A Cinemateca de Curitiba fica localizada na Rua Presidente Carlos Cavalcante 1174 – São Francisco

    Contato: (41) 3321-3310

    Ficha Técnica

    Oito e Meio – (8½, Itália, França, 1963, P&B, 114 min.)

    Diretor: Federico Fellini

    Roteiro: Federico Fellini, Ennio Flaiano, Tullio Pinelli, Brunello Rondi.

    Elenco: Marcello Mastroianni, Claudia Cardinale, Anouk Aimée, Sandra Milo, Rossella Falk, Barbara Steele, Caterina Boratto, Edra Gale, Guido Alberti.

    Sinopse: Guido (Mastroianni) é o cineasta em crise que não consegue encontrar uma ideia para seu próximo filme.

    Atormentado, começa a ser assombrado por sonhos e recordações de passagens marcantes de sua vida.

    Revê sua infância, encontra a amante, a esposa e sua musa, enquanto se preocupa com a realização de um filme. 

    O título Oito e Meio é uma referência à carreira do próprio Federico Fellini, que até então já havia dirigido 6 longas, 2 episódios de filme e um filme co-dirigido com Alberto Lattuada.

    Classificação 14 anos.

    Bate papo em homenagem aos 50 anos do Filme 8 ½ com convidados e público após a exibição do filme no dia 8 de Novembro às 20:30.

    Pedro Lichtnow

    (Divulgação)

    www.pedrolichtnow.com

     

    Publicado por jagostinho @ 18:51



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.