Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 17jul

    FOLHA.COM

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu nesta terça-feira (16) que o PT precisa de renovação e, também, retomar a comunicação com os movimentos sociais após a onda de protestos que ocorreu em junho em todo o país.

    “É preciso recuperar as ligações diárias com os movimentos sociais e oferecer novas soluções para os novos problemas”, disse Lula em sua coluna mensal à agência de notícias do jornal “The New York Times”.

    O ex-presidente também disse que discorda dos analistas que atribuem a recente onda de protestos no Brasil a uma rejeição à política.

    “Eu acho que é precisamente o oposto: eles [manifestantes] refletem um esforço para aumentar o alcance da democracia, para incentivar as pessoas a participar mais plenamente”, escreveu o ex-presidente em sua coluna mensal à agência de notícias do jornal “The New York Times”.

    Lula disse ainda que as manifestações são em grande parte resultados das implantações de medidas sociais, econômicas e políticas no país.

    “Na última década, o Brasil dobrou o número de estudantes universitários, muitos de famílias pobres e houve redução drástica da pobreza e da desigualdade”.

    O ex-presidente também destacou que a juventude de hoje não viveu a repressão da ditadura militar, o aumento da inflação na década de 80 e do desemprego que assolou o país nos 1990.

    Segundo Lula, eles querem mais e é compreensível que haja esses protestos.

    “Eles querem a melhoria da qualidade dos serviços públicos. Milhões de brasileiros, incluindo os da classe média emergente, comprou seu primeiro carro e começaram a viajar de avião. Agora, o transporte público deve ser eficiente, tornando a vida nas grandes cidades menos difícil.”

    Lula destacou o uso das redes sociais durante a onda de protestos pelo país e disse que os jovens querem ser ouvidos.

    O ex-presidente afirmou que é “necessário pensar em novas formas de participação politica e que as instituições devem usar as novas tecnologias como forma de promover o diálogo com a sociedade”.

    No final de sua análise, Lula elogiou a presidente Dilma Rousseff por propor um plebiscito para realizar as reformas políticas no país e, também, por pedir um compromisso nacional para melhorar a saúde, a educação e o transporte público.

      Reprodução/nytimes.com  

     

     

    Publicado por jagostinho @ 09:13



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.