Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 11jul

    ROGÉRIORogério Gentile é Secretário de Redação da Folha. Entre outras funções, foi editor da coluna Painel e do caderno “Cotidiano”. 

    O PT brinca com fogo ao permitir que o burburinho sobre o retorno de Lula circule novamente no ar, cozinhando Dilma lentamente. O risco maior para o partido é o “volta, Lula” virar um retumbante “fora, Dilma, fora, PT” nas urnas, lá na frente.

    Os protestos de junho derrubaram a avaliação de Dilma, mas ela não foi a única governante a perder popularidade. De um modo ou de outro, todos foram alvejados.

    E, mesmo caindo 21 pontos em três semanas, continua a liderar a corrida eleitoral, com 30% das intenções de voto no Datafolha. Marina tem 23%, e Aécio, 17%.

    Apesar disso, escuta-se diariamente no PT e nos seus aliados pedidos pelo retorno do ex-presidente. O deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que é mais conhecido no partido por sua amizade com Lula do que por sua capacidade de formulação, já disse, por exemplo, “que está na hora de Lula voltar”.

    E a CUT, ao convocar trabalhadores para a manifestação de hoje, exibe um vídeo no qual mostra a imagem do ex-presidente, mas esconde a da atual.

    O ‘volta, Lula’ joga toda a crise no colo da presidente, disseminando e retroalimentando uma impressão negativa sobre o governo. Na hora em que a faixa tradicional de apoio ao PT encampar o apelo, a avaliação mais ou menos de Dilma vira pó.

    O coro também tem o potencial de esgarçar ainda mais a relação com o Congresso.

    Se a base aliada nunca se empenhou muito por ela, imagine o que pode ocorrer no momento em que os parlamentares acreditarem que Dilma não representa mais um projeto de poder.

    A petista, que ainda tem um ano e meio de governo, não conseguirá fazer mais nada.

    Num cenário assim, agravado pela expectativa de baixo crescimento econômico do país, Lula, que, vale lembrar, também perdeu popularidade, pode até voltar e disputar a eleição.

    Mas passará a campanha toda tendo de justificar um governo cuja principal prova do fracasso será a sua própria candidatura.

     

    Publicado por jagostinho @ 11:44



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Uma resposta

WP_Cloudy
  • tadeu rocha Disse:

    eu acho que povo brasileiro ja deu um basta em dilma e lula, voltar atras nunca mais, se voltar o brasil só tem a piorar, cade lula escondido, o deus lula, chega de mensalao, dinheiro cueca etc,,, só se o brasil nao tiver vergonha na cara. de voltar atras

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.