Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 23maio

    Texto: Revista VivaSaúde especial Colesterol / Foto: Danilo Tanaka / Adaptação: Ana Paula Ferreira

    O azeite de oliva extravirgem protege a pele contra as agressões causadas pelos raios 

     ultravioleta, combate dores e inflamações e facilita a digestão. Foto: Danilo Tanaka

    É o melhor exemplo de que nem toda gordura faz mal. Muito pelo contrário. O azeite de oliva extravirgem oferece atributos especialíssimos à saúde.

    Ele é rico em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico, que melhoram o perfil das gorduras do sangue: abaixam o colesterol ruim e aumentam o bom.

    Além disso, por ser prensado a frio, o extravirgem é tão puro que pode ser comparado a um suco de frutas: preserva os antioxidantes da azeitona, notadamente os polifenóis e a vitamina E.

    Os demais óleos vegetais recebem solventes químicos ao passarem pelo processo de refinação e com isso perdem boa parte desses agentes benéficos.

    Os antioxidantes do azeite impedem a ação dos radicais livres que provocam a oxidação do colesterol e o acúmulo de placas de gorduras nos vasos, concluiu um trabalho realizado por bioquímicos da Universidade Estadual Paulista em Botucatu, no interior de São Paulo, comprovando o que havia sido demonstrado em pesquisas anteriores conduzidas na Europa (sobretudo em países mediterrâneos, como Itália, Espanha, França e Grécia) e nos EUA.

    Modo de usar: tempere a salada ou adicione às carnes e receitas, sempre que possível no final do preparo. Para não ter problemas com a balança limite-se a duas colheres (sopa) por dia. Cada uma fornece em torno de 62 calorias. 

    Proteção à pele

     

    A cada dia surgem mais evidências a favor do azeite. Cientistas europeus mostraram que o consumo regular impede o depósitode gordura na barriga, onde fica justamente o tipo mais perigosopara o coração.

    Ele ainda protege a pele contra as agressõescausadas pelos raios ultravioleta, combate dores e inflamações, facilita a digestão, melhora a atividade intestinal (tem leve efeito laxante) e estimula a absorção de cálcio pelos ossos.

    Entendeu por que os mediterrâneos o apelidaram de ouro líquido?

     



    Publicado por jagostinho @ 18:53



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.