Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 31mar

    FOLHA.COM

    O Ministério da Fazenda confirmou neste sábado a prorrogação das atuais alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis e caminhões até 31 de dezembro de 2013.

    O tributo sobre veículos subiria a partir da próxima segunda-feira (1º). A medida representa uma renúncia fiscal adicional de R$ 2,2 bilhões de abril a dezembro de 2013.

    Conforme a Folha antecipou na sexta-feira (29), o objetivo é manter a produção aquecida e conter a inflação, mas há dúvidas no mercado sobre o impacto da prorrogação.

    Alguns especialistas argumentam que sucessivas renovações da desoneração do IPI, feitas ao longo de 2012, estariam perdendo o efeito surpresa e já não serviriam tanto para estimular um aumento substancial nas vendas.

    Ivan Ribeiro – 25.mai.2012/Folhapress
    Concessionária de veículos em São Paulo; governo manteve alíquota reduzida do IPI
    Concessionária de veículos em São Paulo; governo manteve alíquota reduzida do IPI para carros e caminhões

     

    Para os veículos flex e a gasolina de até 1.000 cilindradas, as alíquotas iriam subir de 2% para 3,5%. Porém, o governo decidiu manter o imposto inalterado até o final do ano. A alíquota original do IPI para veículos dessa categoria é de 7%.

    Para os carros flex de 1.000 a 2.000 cilindradas, a alíquota do IPI permanecerá em 7% — e não subirá para os 9% previstos. Já os veículos a gasolina ficam com 8% (e não os 10% previstos).

    Para veículos acima de 2.000 cilindradas, a alíquota permanece inalterada em 25% para os veículos a gasolina e em 18% para os carros flex. Já para caminhões, a alíquota permanece em zero.

    Também foi prorrogada a alíquota de 2% de IPI para veículos comerciais leves.

    “Com essa medida, o governo não só estimula o setor automotivo, um dos principais motores da economia, como toda a cadeia automobilística, como as indústrias de autopeças, de estofamento e de acessórios”, diz nota do Ministério da Fazenda.

    Como ficam as alíquotas até 31 de dezembro de 2013:

    IPI PARA CARROS DE PAISSAGEIROS

    Cilindrada Gasolina Gasolina Álcool/Flex Álcool/Flex
      Plena Reduzida Plena Reduzida
    Até 1.000 7% 2% 7% 2%
    De 1.000 a 2.000 13% 8% 11% 7%
    + de 2.000 25% inalterado 18% inalterado

    Publicado por jagostinho @ 13:26



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.