Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 30mar

    BLOG DO POLACO DOIDO

    busaocwb1Um grupinho de piás curitibanos, integrantes do movimento Busão Curitiba, tomaram uma iniciativa, no mínimo, genial.

    Eles criaram um aplicativo para PC, Android e iOS que exibe diversas informações úteis sobre o transporte público da cidade de uma maneira muito mais ágil, simples e rápida do que o mesmo aplicativo oferecido no site da URBS.

    A idéia é ridiculamente simples, mas o resultado é primoroso. Testei a versão para PC, disponível no endereço: http://busaocuritiba.com/#!/.

    Com apenas três cliques do mouse e a digitação de poucos caracteres, é possível encontrar informações sobre horários dos ônibus, itinerários, mapas, localização de estações e outras informações muito úteis para quem utiliza o transporte público na cidade de Curitiba.

    O aplicativo da gurizada utiliza o mesmos  dados utilizado pela URBS em seu site, e por incrível que pareça, é muito mais simples, rápido e ágil que o sistema oferecido pela empresa que gerencia o transporte na capital.

    Faça o teste. Tente encontrar uma linha de ônibus e seus horários no site da URBS, aqui:http://www.urbs.curitiba.pr.gov.br e depois faça a mesma pesquisa no site de gurizada, aqui: http://busaocuritiba.com/#!/

    Grande diferença, não é? A piazada está de parabéns!

    No BusãoCuritiba.com tem até uma função que ainda não foi lançada no site da URBS. A opção de verificar a localização dos veículos em tempo real. Infelizmente esta função está desabilitada.

    Este posicionamento em tempo real dos ônibus é feita via GPS em um aplicativo criado pelo ICI e ainda não foi lançada oficialmente.

    Nas comemorações pelo aniversário da cidade o cidadão poderá ter um vislumbre desta nova funcionalidade visitando a estação Tubo temporária que foi montada no calçadão da Rua XV para apresentar estas e outras novas “comodidades” oferecidas pela URBS.

    Ano passado fiz uma pesquisa no portal Transparência da Cidade de Curitiba e lá tive uma idéia aproximada de quanto esse mimo custou para os cofres do município.

    A URBS repassou em média, R$ 2.115.750,00/mês ao ICI para bancar este e outros aplicativos durante o ano passado.

    As informações disponíveis não são muito claras, mas dá para estimar que o valor do monitoramento em tempo real de nossos busões não saiu por menos R$ 25 milhões. Carinho não é?

    Não é de se estranhar que o pessoal da URBS tesourou a funcionalidade no programa da piazada.

    Afinal, depois de todo este investimento, pelo menos, tem que esperar o prefeito da vez “inaugurar” a obra.

    Tomara que depois do lançamento oficial eles liberem os dados dessa função para o pessoal do BusãoCuritiba.

    O aplicativo deles ficou muito melhor que o oferecido pelos cabeças da prefeitura e, com uma grande vantagem: não custou nadinha!

    Foi feito apenas com criatividade, empenho e muita boa vontade.

    Bem que o pessoal da nova administração municipal poderia seguir o exemplo destes piás curitibanos!

     

    Publicado por jagostinho @ 10:23



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.