FOLHA.COM
A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou nesta quarta-feira (20) as notas do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), do BNDESPar (braço de investimento do banco) e da Caixa Econômica Federal.
A agência atribuiu a redução à “deterioração na qualidade de crédito intrínseca dos bancos e, particularmente, ao enfraquecimento das suas posições de capital de nível 1 [medida de saúde financeira bancária]”, informou a agência, em nota divulgada há pouco.
A Moody’s observa que o engajamento dos bancos em ações para estimular o crescimento da economia resultou em aumento das operações de crédito, mas a estratégia também trouxe uma maior volatilidade para os balanços e os resultados do BNDES e da Caixa.
Ela ressaltou que o governo “tem exigido que o BNDES e a Caixa contribuam com um montante elevado de dividendos” e, ao mesmo tempo, “recompõe as bases de capital desses bancos com injeções de capital sem o desembolso de caixa”.
Para a agência de classificação de risco, essa prática limita a capacidade desses bancos em absorver perdas em situações de estresse.