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  • 17fev

    REVISTA SHAPE/UOL

    Passear no shopping, caminhar na praia ou com o cachorro, andar pela casa… para você, caminhada é tudo caminhada-migual? Pode até parecer a mesma coisa, mas o resultado é completamente diferente quando se trata de uma caminhada seca gordura.

    O segredo? “Ela queima gordura e detona muitas calorias precisa por atingir uma faixa de frequência cardíaca específica durante o exercício”, explica o personal trainer Bruno Rodrigues, de São Paulo.

    Quer entender mais? Acompanhe.

    No ritmo certo

    Para manter a forma ou queimar aqueles quilinhos indesejáveis, a caminhada está entre os exercícios preferidos das mulheres. No entanto, somente “passear” não basta para conseguir os resultados desejados.

    De acordo com Bruno, para potencializar a queima de gordura, a frequência cardíaca deve ficar entre 60% a 75% da frequência cardíaca máxima da pessoa.

    Portanto, uma caminhada com os batimentos acelerados na medida certa significam um maior gasto calórico e gordura zero!

    Para descobrir essa frequência, faça a seguinte conta:

    Subtraia a sua idade de 220. Deste resultado, multiplique por 0,6 para saber qual é a taxa mínima; em seguida, multiplique por 0,75 para saber a taxa máxima.

    Por exemplo, para uma pessoa com 25 anos:

    220 – 25 = 195 (essa é a frequência cardíaca máxima da pessoa)

    Mínimo ideal: 195 X 0,6 = 117

    Máximo ideal: 195 X 0,75 = 146

    Logo, a frequência ideal para aumentar a queima calórica deve ficar entre 117 e 146.

    “Para aferir a frequência cardíaca, basta colocar os dedos indicador e médio sobre a artéria carótida na região do pescoço e contar as pulsações durante 6 segundos. Multiplique esse resultado por 10 para saber os batimentos cardíacos por minuto”, explica Bruno.

    Planeje-se

    Outro segredinho para a caminhada surtir efeito na balança é realizá-la de maneira moderada, durante 30 a 60 minutos em dias alternados (no mínimo três dias por semana) ou diariamente.

    Portanto, separe uma hora para fazer o exercício e lembre-se: “Mantenha sempre o ritmo constante, não é uma caminhada no shopping”, alerta Bruno.

    Para aumentar o gasto calórico, realize a caminhada também em subidas e descidas, pois exige-se mais força dos músculos, além de ajudar no fortalecimento dos membros inferiores – apenas tome cuidado para não sobrecarregar o joelho – e escolha diferentes superfícies, como areia, grama, asfalto, etc.

    “Isso fará que mais fibras musculares sejam recrutadas, potencializando o resultado da caminhada”, enfatiza o personal. Bruno também aconselha a intercalar o tamanho das passadas durante a caminhada.



    Publicado por jagostinho @ 18:56



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6 Respostas

WP_Cloudy
  • oswaldo alcantara Disse:

    descobriu a pólvora…………
    isso é assim desde o século passado
    por favor

  • JASMIM Disse:

    Mas eu não vivia no século passado. Vivo agora e gostei da informação. Como vc é imbecil OSVALDO ALCANTARA!!

  • Ultra ultra Disse:

    É tão idiota o Osvaldo que acha que é opinião do blogueiro. E é apenas uma matéria que lê quem quer. Se liga, mané.

  • Marise Disse:

    Sou da área médica e posso garantir que esta relação gordura/batimento é uma novidade para quem lida com detalhes da medicina. Osvaldo deve ser um leigo que critica sem saber das coisas. Quer aparecer. Uma pena.
    A informação vale uma matéria de um blog tão acessado como esse. Parabens ao blogueiro.

  • Oswaldo Alcantara Disse:

    Nossa magoei os entendidos e familiares que pena
    desculpe a minha falta de educação

  • Miriam 13 Disse:

    iNTERESSANTE.

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