Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 08fev

    FOLHA.COM

    Um vídeo que mostra integrantes da Marinha chilena cantando uma canção xenófoba ganhou repercussão na internet e causou um mal-estar entre o Chile e alguns países do continente.

    “Argentinos matarei, bolivianos fuzilarei, peruanos degolarei”, cantam os marinheiros enquanto correm numa praia de Valparaíso. O vídeo foi captado por um transeunte e colocado no YouTube.

    A Bolívia foi o país que respondeu de forma mais enfática. O governo de Evo Morales soltou um comunicado em que diz que “o Chile gera controvérsias na região sem justificativa nenhuma”.

    O Chile tem questões pendentes com o Peru e com a Bolívia. Com relação ao primeiro, tem uma causa sendo julgada no Tribunal de Haia, que diz respeito a limites marinhos. Já os bolivianos pedem, historicamente, uma saída ao mar por meio do território chileno.

    Os governos argentino e peruano não protestaram publicamente contra o vídeo. Já o governo chileno qualificou de “vergonhoso” o episódio.

    Os 27 militares foram identificados e sanções devem ser definidas nos próximos 20 dias.

    A oposição aproveitou a ocasião para atacar o governo Piñera.

    O deputado socialista, Hugo Gutiérrez, integrante da Comissão de Direitos Humanos, disse “é um cântico aberrante e dá conta de uma dupla moral do Estado chileno, que por uma parte predica caminhos de entendimento nos foros internacionais e no tribunal de La Haya, enquanto que por outro lado há funcionários da Marinha cantando para matar argentinos e degolar bolivianos”.

    Não é a primeira vez que algo assim acontece. Em 2008, o vídeo de um comandante do Exército peruano, Edwyn Donayre, desatou a ira dos chilenos.

    Donayre dizia a seus soldados para devolver em “caixões” e em “sacos plásticos” os chilenos que cruzassem a fronteira. O então presidente Alan García se desculpou com Michele Bachelet.

    Publicado por jagostinho @ 16:54



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.