Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 02set

    [email protected]

    O deputado federal João Arruda (PMDB-PR), presidente da Frente Parlamentar da Atividade Física, comemorou neste sábado (1º de setembro), o Dia do Profissional de Educação Física.

    “Esta é uma data importante pelo reconhecimento destes profissionais, que tem um papel importante na disseminação de práticas essenciais para uma vida saudável das pessoas”, disse.

    O dia do professor de educação física, que era celebrado em 15 de junho, foi transferido após a regulamentação da profissão, através da lei federal número 9.696, publicada em 1º de setembro de 1998. A mudança na data atendeu um pedido do Conselho Federal de Educação Física.

    O apoio aos profissionais da educação física é uma das bandeiras de João Arruda no Congresso Nacional. Em 2011, primeiro ano do mandato, o deputado apresentou o projeto de lei 2.136, que garante incentivos fiscais as empresas e entidades que contratarem e manterem profissionais da área de educação física.

    “Essa proposta, que inclui ainda a contratação de um profissional da área de nutrição, surgiu após visita a uma empresa na região metropolitana de Curitiba, que adotou esta metodologia para incentivar práticas esportivas entre seus funcionários”, recorda João Arruda.

    Na Câmara, o deputado também defendeu que a avaliação para o ingresso em academias de atividade física seja feita por um profissional de educação física.

    A manifestação veio após João Arruda receber denúncias de que poderes legislativos municipais e estaduais estão mudando as regras para que as academias aceitem o atestado médico.

    No último dia 22 de agosto, A Comissão de Turismo e Desporto realizou, uma audiência pública para debater o novo ciclo olímpico. A reunião foi convocada por um requerimento de João Arruda, que atendeu pedido do Conselho Federal de Educação Física.

    Antecedendo a audiência, participou de uma caminhada de quatro quilômetros abrindo os debates sobre os legados para o nosso país que serão deixados pela realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

    Histórico

    A educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo e mente do ser humano.

    A ideia da data surgiu na comemoração de São Cosme e São Damião, pois nesse dia os professores de educação física organizavam brincadeiras para divertir a garotada.

    No entanto, as atividades esportivas são praticadas pelos seres humanos há milhares de anos. Quatrocentos e cinquenta anos antes de Cristo, o grego Miron criou o símbolo das práticas esportivas, o Discóbolo, um arremessador de disco.

    No Brasil, a ginástica foi incluída nos currículos das escolas em 1851, através da lei nº 630.

     

    Publicado por jagostinho @ 16:53



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.