Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 18jun

    [email protected]

    O final de semana começou com a notícia de novos cancelamentos e atrasos de vôos no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

    Pelo menos nove, dos 29 vôos foram cancelados e outros quatro registraram atrasos nas primeiras horas deste sábado (16), devido ao forte nevoeiro, característica climática do município.

    De janeiro até o início desta semana, o número de vôos cancelados no Afonso Pena subiu de 265, em 2011, para 367 vôos no mesmo período este ano, segundo levantamento do jornal Gazeta do Povo.

    “Este recorde negativo mostra a urgência do nosso principal aeroporto ser equipado adequadamente com as tecnologias necessárias para evitar cancelamentos de vôos e aborrecimentos aos usuários”.

    O alerta é do deputado federal João Arruda (PMDB-PR), titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), da Câmara Federal.

    Os cancelamentos e atrasos nos vôos ocorrem porque o terminal aeroportuário não dispõe da terceira versão do ILS (Instrument Landing System), que permite pousos e decolagens mesmo sob forte nevoeiro.

    Bandeira no Congresso

    A melhoria da infraestrutura e mais equipamentos para o Afonso Pena é uma das principais bandeiras de João Arruda no Congresso Nacional.

    Na semana passada o deputado e o prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, cobraram do ministro-chefe da Secretaria Nacional da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, agilidade nas obras e no procedimento para aquisição ILS3.

    “Esta rotina negativa tem que mudar precisa mudar”, destacou João Arruda. “Daqui a pouco vamos receber jogos da Copa do Mundo de 2014 e não podemos ficar na dependência do clima, de ter nevoeiro ou não, para receber as seleções e os turistas que virão para assistir os jogos e conhecer nossos atrativos”, completou.

    Na avaliação do deputado, boa parte do problema será contornada com a instalação do ILS3.

    “Desde que assumi meu mandato na Câmara Federal, tenho mantido reuniões e audiências na Infraero e outros órgãos do Governo Federal tratando desta questão”, disse.

    Compromisso e investimento

    João Arruda lembra que existe o compromisso assumido pelo ministro Wagner Bittencourt e da Infraero de instalar o equipamento no Afonso Pena, simultaneamente aos terminais de Cumbica e Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo e no Galeão, no Rio de Janeiro.

    “Este é o equipamento mais moderno que há no mercado. Sem dúvida ajudará na época em que a neblina prejudica a região de São José dos Pinhais”, afirmou.

    O deputado informou ainda que na reunião o ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt garantiu, a liberação de investimentos no terminal aeroportuário de São José dos Pinhais.

    “A conversa com o Wagner Bittencourt sobre as obras, o ILS e a nova pista do aeroporto Afonso Pena foi excelente. O ministro nos informou que até o meio do ano que vem as obras já estarão prontas”, adiantou.

    A reunião com Bittencourt e o prefeito Ivan Rodrigues, segundo João Arruda, contou ainda com participação do líder do PMDB na Câmara, o deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

    Publicado por jagostinho @ 18:58



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.