Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 10abr

    UOL NOTÍCIAS

    A facilitação do trânsito de turistas e executivos entre Estados Unidos e Brasil, tema cada vez mais frequente em conversas entre os dois países nos últimos meses, esteve também entre os tópicos discutidos pela presidente Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama em reunião realizada nesta segunda-feira (9), em Washington.

    De acordo com o comunicado conjunto divulgado pelo Itamaraty, os dois presidentes comprometeram-se a estreitar a colaboração entre os dois países no sentido de flexibilizar os sistemas de concessão de vistos “de maneira a possibilitar que cidadãos dos EUA e do Brasil viajem entre os dois países sem necessitar de visto”.

    O interesse do governo americano em facilitar as viagens foi explicitado no anúncio realizado no último dia 23 de março, do programa “Global Entry”.

    Ao ser implantado, ele possibilitará a brasileiros que ofereçam baixo risco — ou seja, que não tenham antecedentes criminais, entre outros requisitos– que entrem em 20 aeroportos americanos sem precisar passar pelo guichê de controle de passaporte.

    Poucos dias depois do anúncio, os EUA anunciaram o aumento do preço da taxa cobrada para emissão do visto de turismo; o valor passará de US$ 140 para US$ 160 no final desta semana.

    O “Global Entry” foi discutido entre os dois presidentes, que “elogiaram os esforços de ambos os governos para facilitar viagens, para o benefício de seus respectivos cidadãos”.

    Também nesta segunda-feira, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, anunciou a abertura de dois novos consulados no Brasil, um em Belo Horizonte e outro em Porto Alegre.

    Há outros quatro consulados norte-americanos em funcionamento no Brasil: Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo.

    A iniciativa visa atender à instrução do presidente Obama para que seja acelerada em 40%, nesse ano, a capacidade dos Estados Unidos de processar vistos no Brasil.

    O número de vistos concedidos pelos EUA a brasileiros subiu 62% em março deste ano, comparado ao mesmo período de 2011. Em março, foram concedidos 115.269 vistos a brasileiros.

    No primeiro trimestre foram expedidos 269.637 vistos, um aumento de 56% em comparação com o ano passado.



    Publicado por jagostinho @ 09:37



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.