Publicidade


      Red Apple Cosméticos

      CPV - Centro Paranaense da Visão

      Hospital Cardiológico Costantini

      Hotel Carimã

Twitter @blogdojota


  • 07abr

    IBOPE/CBN-CURITIBA

    O IBOPE Inteligência, em parceira com a CBN Curitiba, realizou a primeira pesquisa deste ano sobre as intenções de voto para a Prefeitura de Curitiba.

    Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados três cenários de intenção de voto, considerando possíveis nomes para esta disputa.

    No cenário mais completo, Gustavo Fruet (PDT) e o Deputado Federal pelo PSC, Ratinho Jr, aparecem tecnicamente empatados na primeira colocação (26% e 24% das intenções de voto, respectivamente).

    O atual Prefeito, Luciano Ducci (PSB), fica num segundo patamar, com 16% das menções dos eleitores em Curitiba. Em seguida aparecem Rafael Greca (PMDB) com 7%, Dr. Rosinha (PT) com 4% e Renata Bueno (PPS) com 2%.

    Brancos e nulos representam 9% dos entrevistados, enquanto 11% ainda estão indecisos com relação ao seu voto.

    Em um segundo cenário, Fruet fica em primeiro lugar com 37% e Luciano Ducci vem em segundo lugar com 22% das menções. Rafael Greca aparece com 11%, enquanto Renata Bueno alcança 4% das intenções de voto.

    Diante deste cenário, 13% dos entrevistados declaram a intenção de votar em branco ou nulo e 14% não sabem em quem votariam.

    No cenário com as principais forças da corrida eleitoral neste momento, Fruet aparece tecnicamente empatado com o Deputado Federal Ratinho Jr, respectivamente com 32% e 27% das intenções de voto cada um.

    Luciano Ducci obtém 18% das menções enquanto 12% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto. Os eleitores que, neste cenário, ainda não sabem em quem votariam representam 11% do eleitorado.

    ► Segundo turno

    O IBOPE Inteligência também testou três possíveis cenários, caso a disputa pela Prefeitura de Curitiba tenha um segundo turno.

    Caso haja um segundo turno entre Fruet e Luciano Ducci, o candidato do PDT teria 46% das menções contra 27% do atual Prefeito. Brancos e nulos representam 15%, enquanto 11% não sabem dizer em quem votariam.

    No segundo cenário, simulando uma disputa entre Fruet e Ratinho Jr, os resultados são, respectivamente, 42% e 36% das intenções de voto para cada um.

    Diante deste cenário, 12% dos entrevistados manifestam o desejo de votar em branco ou anular o seu voto, e 11% ainda estão indecisos.

    Se o segundo turno da eleição municipal fosse entre Ratinho Jr e Ducci, o Deputado Federal teria 41% contra 32% do atual prefeito. Brancos e nulos somam 17%, e 11% dos entrevistados afirmam não saber em quem votariam.

    ► Espontânea

    O IBOPE Inteligência também perguntou em quem os entrevistados votariam para prefeito de Curitiba espontaneamente, ou seja, sem a apresentação de nomes de candidatos.

    Nesta situação, 75% dos entrevistados declaram não saber em quem votariam ou não opinam sobre sua preferência.

    Dentre os eleitores que declaram a intenção de votar espontaneamente em algum candidato, 7% votariam em Fruet, 4% em Luciano e 2% em Ratinho Jr. Outros candidatos recebem até 1% das menções cada um.

    ► Potencial e rejeição de voto

    Quando perguntados em quais candidatos poderiam votar e em qual candidato não votariam de maneira alguma, 72% dos entrevistados afirmam que poderiam votar em Fruet, contra 16% que não votariam nele de nenhuma maneira.

    O Deputado Federal Ratinho Jr, é citado por 60% dos eleitores curitibanos como um candidato em quem eles poderiam votar nas eleições deste ano, enquanto 28% afirmam que não votariam nele de maneira alguma.

    Quando perguntados sobre o atual Prefeito Luciano Ducci, 59% dos entrevistados afirmam que poderiam votar nele para um segundo mandato, enquanto 32% não votariam nele de jeito nenhum para permanecer no cargo.

    Rafael Greca é citado por 38% dos entrevistados como um candidato em quem eles poderiam votar para comandar o Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba.

    Por outro lado, 49% dos eleitores não votariam nele de maneira alguma para ocupar o cargo.

    Dr. Rosinha e Renata Bueno são possíveis candidatos a receber os votos de, respectivamente, 26% e 23% dos entrevistados. Os eleitores que não votariam de maneira alguma no candidato do PT são 31%, e na candidata do PPS 35%.

    ► Apoios

    O apoio do ex-Presidente Lula é capaz de aumentar, independentemente do candidato, a intenção de voto para 42% dos entrevistados.

    Já o apoio do Governador Beto Richa, aumentaria a intenção de votar no candidato apoiado para 37% dos entrevistados.

    Caso a Presidente Dilma Rousseff apoiasse um candidato, isto aumentaria as chances do candidato de receber votos para 36% dos eleitores de Curitiba.

    FICHA TÉCNICA DA PESQUISA (JOB Nº 0626| 2012)

    Período de campo: a pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 29 de março de 2012.

    Tamanho da amostra: foram entrevistados 812 eleitores.

    Margem de erro: é de 3 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de
    95%.

    Solicitante: pesquisa contratada pela CBN Curitiba.
    Registro eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná sob protocolo
    nº PR – 00001/2012.



    Publicado por jagostinho @ 15:57



Os comentários NÃO representam a opinião do Blog do Jota Agostinho. A responsabilidade é EXCLUSIVA do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

Deixe um comentário

Por favor, atenção: A moderação de comentário está ativa e pode atrasar a exibição de seu comentário. Não há necessidade de reenviar o comentário.